Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: dose de reforço da Pfizer, tratamento da escabiose e mais! [podcast]
O manejo da diabetes na doença renal crônica: alvos e insulina
A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca

Vacina BCG para tratar diabetes tipo 1?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Os dados de um ensaio clínico aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos, sugere que a vacina BCG pode ser usada para tratar o diabetes mellitus tipo 1.

O diabetes tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune, desencadeada por auto anticorpos que destroem as células ß pancreáticas, onde existe a incapacidade da produção de insulina por este órgão. Os achados do ensaio clínico demonstram que a vacina BCG pode induzir um aumento permanente da expressão de genes que restauram linfócitos T regulatórios, que previnem o sistema imunológico de atacar o próprio tecido do corpo.

As melhores condutas no tratamento do diabetes você encontra no Whitebook. Clique aqui e baixe grátis o aplicativo #1 do médico brasileiro!

Esse ensaio clínico foi o primeiro a documentar a reversão de diabetes tipo 1 avançada em camundongos e, subsequentemente, completou um teste clínico bem sucedido de fase I em humanos. O estudo de 5 anos, com 150 pessoas, de fase II, está agora investigando se a vacinação repetida com BCG pode melhorar clinicamente a diabetes tipo 1 em adultos com doença existente.

Os resultados foram apresentados esse mês na 75ª Scientific Sessions of the American Diabetes Association. Um relatório completo será publicado ainda esse ano.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.