Página Principal > Endocrinologia > Vacina BCG para tratar diabetes tipo 1?
exame de diabetes

Vacina BCG para tratar diabetes tipo 1?

Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Os dados de um ensaio clínico aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos, sugere que a vacina BCG pode ser usada para tratar o diabetes mellitus tipo 1.

O diabetes tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune, desencadeada por auto anticorpos que destroem as células ß pancreáticas, onde existe a incapacidade da produção de insulina por este órgão. Os achados do ensaio clínico demonstram que a vacina BCG pode induzir um aumento permanente da expressão de genes que restauram linfócitos T regulatórios, que previnem o sistema imunológico de atacar o próprio tecido do corpo.

As melhores condutas no tratamento do diabetes você encontra no Whitebook. Clique aqui e baixe grátis o aplicativo #1 do médico brasileiro!

Esse ensaio clínico foi o primeiro a documentar a reversão de diabetes tipo 1 avançada em camundongos e, subsequentemente, completou um teste clínico bem sucedido de fase I em humanos. O estudo de 5 anos, com 150 pessoas, de fase II, está agora investigando se a vacinação repetida com BCG pode melhorar clinicamente a diabetes tipo 1 em adultos com doença existente.

Os resultados foram apresentados esse mês na 75ª Scientific Sessions of the American Diabetes Association. Um relatório completo será publicado ainda esse ano.

Referências: