Vacina bivalente Spikevax contra a covid-19 recebe registro definitivo da Anvisa

A vacina Spikevax, da Moderna, recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final de junho, o registro definitivo para sua comercialização no Brasil.

A vacina Spikevax, da Moderna, recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final de junho, o registro definitivo para sua comercialização no Brasil, o imunizante já possuía registro definitivo nos Estados Unidos e Europa. 

A vacina 

A Spikevax é uma vacina bivalente que funciona a base de RNA mensageiro da proteína spike de duas cepas do SARS-CoV-2, a original e a mais atual da cepa Ômicron. Ela está indicada para uso como dose de reforço para crianças (a partir de 6 anos) e em adultos. 

A primeira vacina da Moderna, monovalente, não chegou a ser utilizada no país. A autorização para a atual ocorreu depois que a fabricante apresentou à Anvisa os dados completos dos estudos, segurança e eficácia. 

Segundo a Anvisa: “O registro definitivo da Spikevax bivalente representa um avanço para proteger a saúde da população.” 

Campanha de reforço da vacinação 

Até junho de 2023, mais de 21 milhões de brasileiros já haviam se vacinado com a dose de reforço bivalente contra a covid-19. O aumento da cobertura vacinal é um objetivo do Ministério da Saúde para diminuir a circulação do vírus, e a vacinação continua na rede pública para maiores de 18 anos que receberam a última dose há mais de 4 meses e não tiveram covid-19 nos últimos 30 dias. 

 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades