Vacinação contra influenza protege mãe e recém nascido  

O vírus Influenza é responsável por um grande número de mortes e internações de pacientes durante o inverno. Os principais grupos populacionais acometidos são idosos e crianças. As recente notícias sobre o novo surto de H1N1, trouxeram o tema novamente a público principalmente pela antecipação das campanhas de vacinação contra o influenza. As campanhas tiveram …

250-BANNER5O vírus Influenza é responsável por um grande número de mortes e internações de pacientes durante o inverno. Os principais grupos populacionais acometidos são idosos e crianças.

As recente notícias sobre o novo surto de H1N1, trouxeram o tema novamente a público principalmente pela antecipação das campanhas de vacinação contra o influenza. As campanhas tiveram como foco os grupos de maior risco como idosos, crianças, gestantes e pacientes com doenças crônicas.

Apesar das crianças estarem no grupo prioritário, a vacinação é restrita para maiores de 6 meses de idade, por conta da segurança vacinal, o que restringe a vacinação para os mais jovens e susceptíveis à infecção.

Porém este panorama pode mudar. Um recente estudo publicado na revista Pediatrics, apontou que a vacinação de gestantes pode ser benéfica para a proteção de crianças até 6 meses de idade.

Leia mais:

Os pesquisadores revisaram registros médicos de 250.000 mães-recém natos, em hospitais de Utah e Idaho, durante a temporada de infecção pelo influenza entre 2005 e 2014.

Apenas 10% destas mães receberam vacina para influenza durante as campanhas de vacinação, com aumento da cobertura vacinal de 2% para 50% com evolução dos anos. Não houve diferença nas gestações, incluindo prematuridade e peso ao nascer.

500x250-1

O recém nascidos de mães vacinadas tiveram taxas menores, com significância estatística, de sintomas por infecção do influenza (1,34 vs. 3,70 por 1.000), hospitalização (0,17 vs. 1,05 por 1.000), e infecção por influenza com confirmação laboratorial (0,84 vs. 2,83 por 1.000). Não houve diferença entre os grupos no diagnóstico do vírus sincicial respiratório.

Esse estudo serve com encorajador e estímulo para mães realizarem a vacinação para influenza durante a gravidez, reduzindo as chances de seus filhos, até 6 meses de idade desenvolverem infecção pelo vírus.

Você ainda pode ter acesso às melhores condutas e atualizações em Pediatria no Whitebook Clinical Decision!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.