Zika é encontrado no cérebro de fetos com microcefalia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Ontem (10.02.16) o New England Journal of Medicine (NEJM), uma das principais e mais respeitadas publicações médicas, bortopresentou relatos de caso de fetos com microcefalia, aonde se observou a presença do vírus ZIKA. Os editorialistas da revista apontam que estes achados fortalecem ainda mais a relação entre a infecção e os casos de microcefalia.

A publicação do NEJM apresentou o caso de uma mulher europeia grávida quee adoeceu com uma, apresentação clínica compatível com a doença , durante a 13a semana de gestação enquanto vivia no Brasil.

A paciente retornou a Europa na 28a semana de gestação, onde realizou-se um ultrassom verificando anormalidades fetais. O principal achado encontrado foram calcificações no cérebro e na placenta, microcefalia e estruturas cerebrais borradas. A paciente decidiu interromper a gestação. Realizou-se então o PCR-RT viral e microscopia eletrônica do tecido cerebral, onde foi encontrado o vírus Zika.

Leia mais sobre o Zika:

Também ontem, o CDC (Center for Disease Control and Prevention), maior órgão de controle de doenças dos EUA, lançou o Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), onde apresentou resultados de quatro casos brasileiros de microcefalia: dois recém nascidos com microcefalia (36 e 38 semanas) que morreram com 1 dia de vida e dois fetos que morreram com 11 e 13 semanas de gestação.

Novamente, as quatro mães apresentaram sinais clínicos de Zika, e seus filhos foram positivos para o Zika na dosagem do PCR-RT, incluindo tecido cerebral, sendo encontrado nos recém natos alterações como calcificação do parênquima, gliose, degeneração celular e necrose.

Estes casos reforçam ainda mais a relação entre o vírus e os casos de microcefalia em áreas endêmicas. As publicações do NEJM e do CDC comprovam que o vírus alcança não apenas a placenta, como também o tecido cerebral. Mais estudos observacionais aconteceram nos próximos meses, e o alerta máximo para gestantes está presente em diversos países, incluindo os 23 países da América que já documentaram casos da doença.

[button color=”blue” size=”medium”  link=”https://bnc.lt/Blog” icon=”” target=”false”]Condutas para Zika, Chikungunya e Dengue – Baixe o Whitebook[/button]

Referências:

  • Notes from the Field: Evidence of Zika Virus Infection in Brain and Placental Tissues from Two Congenitally Infected Newborns and Two Fetal Losses — Brazil, 2015 Early Release / February 10, 2016 / 65(06);1–2
  • Zika Virus Associated with Microcephaly – Jernej Mlakar, M.D et al. February 10, 2016DOI: 10.1056/NEJMoa1600651
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar