Página Principal > Figure 1 > Lipomas por todo corpo

Lipomas por todo corpo

Paciente idosa se apresenta à emergência com lipomas, como os do braço, por todo o corpo, e índice de massa corporal (IMC) aumentado. Qual o diagnóstico? Lipomatose simétrica múltipla tipo II. 

A etiologia da doença permanece desconhecida, porém parece associar-se à desordem endócrina álcool ­induzida e à disfunção enzimática mitocondrial. No tipo I, os depósitos de gordura são circunscritos, formando massas não encapsuladas, distribuídas simetricamente na porção superior do corpo. Formam ­se lipomas nas regiões cervical (colar de cavalo, do inglês horse colla), deltoidea (aparência pseudoatlética) e dorsal, dando a falsa impressão de que o paciente apresenta cifose de coluna vertebral (humpback). No tipo II, o caso da paciente, a distribuição dos lipomas é mais difusa, e muitas vezes o paciente apresenta aspecto de simples obesidade. Além da porção superior do corpo, as regiões inguinal e abdominal são frequentemente envolvidas, não havendo acometimento do mediastino ou compressão do trato aerodigestivo.

No diagnóstico diferencial também devem ser consideradas as hipóteses de processos sarcomatosos, angiolipomas, lipoblastomas, neurofibromatose, síndrome de Dercum (lipomatosis dolorosa), síndrome de Hanhart, síndrome da polidisplasia, doença de Cushing, aparência pseudoatlética (em várias formas de distrofia muscular), doenças linfoproliferativas e doenças da tireoide. Complicações da doença são raramente relatadas, como compressão do trato aerodigestivo com dispneia, disfagia e disfonia.

Baixe grátis o App do nosso parceiro Figure 1 para ver toda a discussão.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação do comentário está habilitada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.