1ª droga para arterite de células gigantes é aprovada

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa. A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória para medicamentos dos EUA, aprovou em maio a primeira droga para o tratamento de adultos com arterite de células gigantes. Trata-se da ACTEMRA® (tocilizumabe), solução injetável para administração subcutânea, já utilizada no …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória para medicamentos dos EUA, aprovou em maio a primeira droga para o tratamento de adultos com arterite de células gigantes.

Trata-se da ACTEMRA® (tocilizumabe), solução injetável para administração subcutânea, já utilizada no tratamento da artrite reumatoide. Com a expansão do seu uso, a droga passa a ser a primeira terapia aprovada pela FDA específica para este tipo de vasculite.

A eficácia e a segurança da ACTEMRA® foram estabelecidas em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, com 251 pacientes com arterite de células gigantes. O desfecho de eficácia primário foi a proporção de pacientes que alcançaram a remissão sustentada da semana 12 à semana 52.

A remissão sustentada foi definida como ausência de sintomas, normalização de testes laboratoriais inflamatórios e redução do uso de prednisona.

Uma maior proporção de pacientes que receberam ACTEMRA® subcutâneo com regimes de prednisona padronizados conseguiram remissão sustentada em comparação com pacientes que receberam placebo. A dose cumulativa de prednisona foi menor nos indivíduos tratados com a droga.

Veja também: ’10 fármacos estão na mira do FDA!’

Informações importantes

A FDA alerta que vacinas devem ser evitadas durante o tratamento com ACTEMRA®. A droga deve ser usada com precaução em pacientes com risco aumentado de perfuração gastrointestinal. Existem relatos de reações de hipersensibilidade, incluindo anafilaxia e morte.

Arterite de células gigantes

A arterite de células gigantes é uma forma de vasculite, um grupo de distúrbios que resulta em inflamação dos vasos sanguíneos. Esta inflamação faz com que as artérias se estreitem ou se tornem irregulares, impedindo o fluxo sanguíneo adequado. Na arterite de células gigantes, os vasos mais envolvidos são os da cabeça, especialmente as artérias temporais. O tratamento padrão envolve altas doses de corticosteroides.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades