Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Depois de serem apontados como os profissionais mais éticos pela 17ª vez consecutiva, os enfermeiros conquistaram mais um reconhecimento internacional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que 2020 pode ser instaurado como “O Ano da Enfermagem”, o anúncio foi realizado em janeiro pelo diretor geral da instituição Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Durante o Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), realizado no fim de janeiro em Genebra, na Suíça, Ghebreyesus disse que o papel que os enfermeiros exercem na saúde e no bem-estar geral da população é de extrema importância. “O ano de 2020 poderia ser confirmado como o ano da enfermagem, pois o papel dos enfermeiros e enfermeiras é de extrema importância para alcançar a Cobertura Universal dos Cuidados em Saúde. Já iniciamos uma campanha e estamos discutindo temas importantes para que isto aconteça. E essa campanha não é só para enfermeiros, pois o objetivo principal é mobilizar todos globalmente para nos ajudar nesta causa”, disse o diretor geral da OMS.
Leia mais: Enfermeiros estão entre profissionais com mais problemas de saúde mental
O executivo afirmou que o reconhecimento dos enfermeiros em 2020 não é nada mais do que um mérito por causa dos esforços desses profissionais na manutenção e garantia ao acesso de todos à saúde. “Como sabemos, a enfermagem, principalmente nos países mais pobres, é a ponte entre a comunidade e as instituições de saúde. E a atuação dos enfermeiros é crucial, em especial os que estão na linha de frente na lida com a população. Sem menosprezar o trabalho de médicos e de outros profissionais de saúde, temos que dar o devido reconhecimento aos enfermeiros e parteiros,” declarou Ghebreyesu.
Para oficializar a data, a proposta deve ser encaminhada para discussão no World Health Assembly, evento a ser realizado em maio deste ano.
Referências: