Enfermeiros estão entre profissionais com mais problemas de saúde mental

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A síndrome de Burnout atinge em cheio os profissionais de saúde. Assim como os médicos, cuja estimativa é de que 32% sofram de esgotamento, os enfermeiros também estão altamente expostos à doença.

O caso da enfermeira Janaína Silva e Souza, de 39 anos, vítima de suicídio em janeiro reacendeu o debate sobre  a depressão na enfermagem e o esgotamento emocional e físico. As extensas horas de trabalho, baixa remuneração e estresse no dia a dia fazem com que estes profissionais se sintam esgotados e desmotivados.

A preocupação com o tema é tanta que o Conselho Federal de Enfermagem (Confen), em razão do Dia Nacional de Lutas em Defesa da Vida, realizou um evento no mês passado para conscientizar a classe dos perigos da depressão, Burnout e suicídio. Sob o lema “Suicídio na Enfermagem não”, o evento foi organizado em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe.

Segundo Sebastião Duarte, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul, o caso da enfermeira Janaina Souza não é incomum, pois a depressão é uma condição corrente entre os profissionais de saúde. “A profissão lida com pacientes em situação de dor e sofrimento, de morte, e isso abala também o emocional do profissional”, relatou Duarte.

burnout

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Fique atento aos sinais do burnout:

A síndrome de Burnout pode se manifestar de diferentes formas, mas alguns sinais são comuns, como:

Irritabilidade

Excesso de irritação no ambiente de trabalho pode ser um preditivo para a depressão e o burnout. Se você está frustrado/irritado com o trabalho, busque a causa e tente mudar de perspectiva.

Frequentemente falta o trabalho por doença

Todo mundo precisa de uma folga caso não esteja bem de saúde, mas se você encontra-se constantemente com a saúde abalada, talvez seja uma boa ideia procurar um novo método de tratamento que não interfira no trabalho

Arredio a mudanças

Algumas mudanças podem ser difíceis de lidar, mas se recusar a mudar pode lhe afetar profissionalmente e causar frustração no ambiente de trabalho.

Exaustão

Enfermeiros trabalham por ongos períodos, e a fadiga é um sintoma comum entre os profissionais. Porém se você se sente em estado de constante exaustão, procure ajuda.

Leia mais conteúdos sobre enfermagem:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. Ana lucia dos santos

    Muito bom! Os problemas familiares tb são uma constante de irritação e faltas ao trabalho

  2. Carlindo Diniz Farias

    Muito bom só queria que falasse da enfermagem em geral ou seja técnicos de enfermagem também. Pq enfermagem são enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar