Página Principal > Saúde Pública > 3 dicas para melhorar a comunicação com seu paciente
médico e paciente dando as mãos

3 dicas para melhorar a comunicação com seu paciente

Tempo de leitura: 1 minuto.

Comunicar-se bem com seu paciente é fundamental e algumas habilidades e técnicas podem ser aprendidas e melhoradas através de uma prática deliberada. Veja três dicas simples e eficazes para melhorar a comunicação com seu paciente.

1. Sentar-se: estudos mostram que se você falar pela mesma quantidade de tempo sentado, ao invés de em pé ou levantando em vários momentos da conversa, pacientes têm a impressão que você passou mais tempo com eles e ficam mais felizes. Outras atitudes muito simples são fazer contato visual e se inclinar ao falar.

2. Escutar: em geral, o médico deixa o paciente falar por menos de 20 segundos antes de interrompê-lo. Em seu próximo atendimento, experimente deixar seu paciente falar por apenas alguns segundos a mais. Além disso, certifique-se de não sair sem dar ao paciente e à família a oportunidade de fazer perguntas.

3. Envolver sempre a família: muitas vezes é mais importante falar com a família do que com o paciente. Este pode ser um doente muito idoso, confuso ou apenas sobrecarregado e assustado, e nessas situações a família é peça fundamental do atendimento.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Um comentário

  1. Olá, adorei visitar este site, artigos muito interessante,vale a pena tudoque achei aqui, voltarei a visitar com certeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *