40% dos brasileiros fumantes consomem mais de 11 cigarros por dia, indica estudo

Estudo da AstraZeneca indica o desconhecimento de brasileiros quando o assunto é câncer de pulmão. Perfil de fumantes também foi analisado.

Uma pesquisa inédita realizada pela AstraZeneca revelou o perfil do câncer de pulmão no Brasil. Os dados mostram que a maioria dos brasileiros desconhece a gravidade da doença: apenas 15% citaram a severidade da enfermidade, versus 24% do total na América Latina. 

Outro dado importante é a quantidade de cigarros que os brasileiros fumam por dia: 39% fumam 11 ou mais cigarros por dia (acima da média de 27% da América Latina), sendo 17% fumam diariamente e  25% fumam, ao menos, três vezes por semana. O tabagismo (ativo ou passivo) está ligado a 80% dos casos da enfermidade.

Leia também: Controle e manejo da asma: como atuar

A pesquisa mostrou ainda que 28% dos brasileiros fumam cigarro, abaixo da média de 38% da América Latina, mas em uma quantidade maior. Ou seja, não é o país com maior incidência de fumantes, mas tem a maior porcentagem de indivíduos que fumam mais de 11 cigarros por dia. 

Em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED, o médico oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e diretor científico da Clinonco, Artur Malzyner, que não participou da pesquisa, os dados são alarmantes. 

“As informações divulgadas representam o topo do espectro de tabagismo, que contribui para uma incidência maior do câncer de pulmão na população brasileira . É certamente um dado alarmante em termos de risco  não somente para o  câncer de pulmão, como também para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).  

Possíveis causas

Na opinião do especialista, o acúmulo de fatores estressantes pode ser uma das causas para o crescimento da quantidade de cigarros por dia pelos brasileiros. 

“O Brasil é o país mais industrializado da América Latina, possuindo o maior número de aglomerações urbanas (que representa mais trânsito caótico, aglomerações, filas e violência urbana). Esses fatores se juntam com uma situação política extremamente polarizada, com graves distorções econômicas. Isso tudo leva a população a viver sob intenso e contínuo estresse. Outro ponto importante é que a legislação em vigor forçou a restrição do número de ambientes autorizados ao tabagismo sem a correspondente educação para o fumante. E o fumante brasileiro , diante do acúmulo de fatores estressantes, acuado pelas restrições e não contando  com uma educação pública capaz de muni-lo do conhecimento sobre as doenças associadas ao tabagismo, passou então a fumar uma quantidade maior de cigarros”, pontuou o oncologista Artur Malzyner.  

O levantamento mostrou também que no Brasil, 87% fazem ao menos uma visita preventiva por ano (check up geral). Com relação à atividade física, 56% fazem exercícios ao menos três vezes por semana. 

A amostra da pesquisa foi de 2.179 pessoas nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e México. Foram entrevistadas pessoas com idades de 40 a 49 (61%), 50 a 59 (30%); 60 a 69 (8%) e 70 a 79 (1%).

Campanha “Cuide-se Hoje” 

Justamente para  conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode reverter o cenário do câncer de pulmão na América Latina, a AstraZeneca lançou a campanha “Cuide-se Hoje”, elaborada com participação de 19 associações de pacientes, de dez países da região, incluindo o Brasil.  

As entidades formaram um conselho de especialistas para apresentar diferentes realidades e necessidades, contribuindo assim para que a campanha reunisse informações de qualidade sobre o tema, a partir da visão do paciente e sempre destacando que investimento em diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas todos os anos. 

“Se nada for feito, estima-se que a doença possa alcançar a mortalidade anual de 3,01 milhões de pessoas em 2040 (câncer de pulmão, brônquios e traqueia), um aumento de 67%”, informou a AstraZeneca em nota para a imprensa.  

Como parte da campanha, a AstraZeneca publicou uma série de vídeos com depoimentos de pacientes e médicos, gravados em diferentes países da América Latina, para mostrar a realidade de quem convive com a enfermidade. Cada história tem uma perspectiva diferente sobre o câncer de pulmão e ajuda a compreender suas complexidades e impactos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Quase 40% dos brasileiros fumantes consomem 11 ou mais cigarros ao dia. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-10/pesquisa-inedita-revela-perfil-do-cancer-de-pulmao-no-brasil
  • https://www.actuahoy.com/pt/home-portuguese.html

Especialidades