5 dicas para otimizar agendamento de consultas na clínica

Nenhum paciente gosta de chegar ao consultório ou clínica e ter que esperar por uma consulta atrasada ou descobrir que a sua consulta havia sido marcada na data errada.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nenhum paciente gosta de chegar ao consultório ou clínica e ter que esperar por uma consulta atrasada ou descobrir que a sua consulta havia sido marcada na data errada. Mas a desorganização da agenda de consultas pode causar esses desconfortos e gerar insatisfação nos pacientes da sua clínica.

Otimizar o agendamento de consultas na clínica melhora a rotina profissional dos médicos, diminui a sobrecarga dos profissionais, aumenta a confiança dos pacientes na clínica e, consequentemente, diminui a taxa de desistências.

Por isso, listamos algumas dicas de como otimizar o agendamento de consultas. Acompanhe!

1. Agenda on-line

Utilizar uma agenda virtual é o primeiro passo para a otimização do agendamento de consultas na clínica. Ela permite maior organização dos horários e facilita a busca de vagas para marcação.

Além disso, a agenda on-line pode ser acessada pelo próprio paciente de casa, e ele mesmo faz sua marcação. O médico pode ter acesso a ela de qualquer dispositivo móvel ou computador, de forma que pode se organizar em relação aos horários de outros locais em que trabalhe e também se preparar previamente para não ser pego de surpresa nas consultas.

O melhor é que existem agendas on-line super fáceis de mexer. Então, recepcionistas e médicos, não tenham medo, chegou a hora de jogar fora as agendas de papel!

2. Lista de espera digital

Uma facilidade oferecida por softwares de gestão de clínicas é a lista de espera digital. Na lista, são incluídos aqueles pacientes que precisam de atendimento, porém não encontraram um horário vago na agenda do médico e ficam aguardando alguma falta ou cancelamento para serem atendidos.

As vantagens da lista de espera digital em relação à lista comum de papel são que:

  • não há o risco de perda do papel com a lista, o que significa menor risco de não atender um paciente que precisa;
  • permite rápido acesso a outras informações do paciente que podem ser necessárias para colocá-lo na agenda (convênio, última consulta) e
  • permite transferi-lo da lista de espera para a agenda facilmente.

3. Confirmação de consulta

Um problema com que os profissionais de saúde de clínicas sempre lidam é a falta sem aviso. O paciente não aparece e aquele horário reservado para seu atendimento não é preenchido a tempo.

Para diminuir essa ocorrência, muitas clínicas ligam para o paciente no dia anterior ao da consulta e a confirmam. Apesar de ser efetiva, a ligação gasta maior tempo das secretárias e custa caro para a clínica no fim do mês.

Por isso, melhor do que as ligações, é um sistema com envio automatizado de mensagens SMS, porque assim o paciente responde rapidamente se poderá comparecer ou não e a agenda já é atualizada automaticamente. Além disso, a operação fica muito mais em conta e ainda libera a secretária para realizar outras atividades.

4. Tempo médio de atendimento

Um dos grandes motivos dos atrasos de consultas nas clínicas é a inconstância no tempo de atendimento dos pacientes. Alguns ficam no consultório por poucos minutos, enquanto outros passam cerca de uma hora.

Para solucionar esse problema, o profissional de saúde deve estipular um tempo médio de atendimento e assim organizar sua agenda de acordo com esse planejamento e manter o fluxo de atendimento na clínica.

Para calcular esse tempo, basta usar um software com prontuário eletrônico com contagem de tempo de consulta. Assim, você terá dados suficientes para fazer a média.

5. Integração entre os profissionais da clínica

As clínicas que contam com o atendimento de mais de um profissional da mesma especialidade ou de especialidades diferentes podem se beneficiar com a integração da agenda on-line de todos que trabalham nela.

Isso impede que, entre os médicos da mesma especialidade, um profissional fique sobrecarregado enquanto o outro tem a agenda vazia.

Como você pode perceber, a otimização do agendamento de consultas na clínica está muito ligada à utilização da tecnologia como aliada, por isso vale a pena investir em inovações.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão