Veja 5 dicas para reduzir erros médicos em hospitais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Estima-se que milhares de pacientes morrem todos os anos como resultado direito de erros médicos, que poderiam ter sido evitados. De acordo com um artigo publicado no Health Affairs, os esforços dos hospitais na prevenção desses acidentes não são tão robustas quanto poderiam ser. Veja abaixo 5 dicas para reduzir erros médicos em hospitais:

1. Comprometa-se em reduzir os erros em um curto período de tempo: concentre-se nas principais causas de complicações e mortes de pacientes hospitalizados, incluindo infecções cirúrgicas, efeitos adversos à medicação, pneumonia, entre outros. Estabeleça uma meta de 1 ano para essa redução e demonstre comprometimento para sua equipe.

2. Reconheça e recompense os esforços dos funcionários: ofereça recompensas para sua equipe em qualquer sinal de melhoria. Isso mostrará às pessoas que seus esforços são importantes e reconhecidos.

3. Melhore a educação e formação da equipe clínica: as pessoas devem estar abertas a aprender novas técnicas para cuidar melhor de seus pacientes. Você pode fazer isso através de sessões de treinamentos regulares e lembretes.

Veja também: ‘Mudanças que podem reduzir os erros médicos’

 

4. Levante os dados e tome iniciativa: hospitais devem ser mais pró-ativos em relação ao acompanhamento de dados de erros médicos e, principalmente, na avaliação desses números para montar um plano de ação. É importante ser transparente sobre o número de erros que ocorre dentro do hospital e os passos que serão tomados para evitá-los no futuro.

5. Aprenda com o que deu certo e com o que deu errado: se um erro acontecer, a melhor abordagem é tratá-lo como uma oportunidade de aprendizado. Ao invés de apenas punir os envolvidos, descubra o que aconteceu e o que poderia ter sido feito para evitar o problema. Em seguida, tome as medidas cabíveis para corrigir a situação. Aprenda também com outros hospitais e clínicas que já passaram por problemas parecidos e conseguiram reverter a situação.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: 

  • https://www.healthcarebusinesstech.com/keys-medical-errors/

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar