Leia mais:
Leia mais:
Por que o bem-estar do médico também deve ser considerado?
Bem-estar médico como indicador de qualidade
Setembro amarelo: quando o médico também é paciente
Médico pessoa jurídica: por que e quando seguir esse regime?
Conheça as 7 habilidades essenciais do médico ideal

5 erros comuns na comunicação com o paciente

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Já falamos por aqui como uma boa comunicação é a essência de todos os cuidados médicos. Mesmo com isso em mente, na correria do dia a dia e as muitas tarefas, o profissional pode acabar cometendo equívocos que prejudiquem sua relação com o paciente. Veja aqui 5 erros comuns na comunicação e como evitá-los!

1. Desviar o olhar e focar sua atenção na tela do computador enquanto o paciente estiver falando

A rotina do médico é repleta de burocracia e formulários a serem preenchidos, mas tente sempre reservar um tempo apenas para sentar, conversar e se dedicar totalmente ao paciente.

2. Deixar transparecer ao paciente que você está com pressa

Esteja ciente das sutis pistas de linguagem corporal que farão com que o paciente perceba que você está com pressa, incluindo começar a se afastar durante a conversa (no hospital), cortar a fala de outras pessoas ou, o pior de tudo, dizer ao paciente como você está ocupado.

3. Fazer apenas perguntas fechadas

Nem sempre há uma resposta “sim” ou “não” para perguntas que podem ajudar o médico a desvendar um diagnóstico, principalmente nos casos das doenças raras. Uma história médica é uma história, e não um conjunto de afirmativas e negativas. Perguntas abertas geralmente começam com um “como”, “o que”, “quando”, ou uma frase como “fale-me sobre”. Perguntas fechadas são como: “Você tem dor abdominal?”. Existe uma maneira de equilibrar questões abertas com foco e tempo eficiente.

4. Não dar importância ao problema do paciente

Por mais simples que seja o caso, lembre-se que o paciente está depositando sua confiança em você. Dê atenção e não menospreze o problema.

5. Não permitir momentos para perguntas

Sim, seus pacientes terão muitas perguntas e você deve garantir que elas sejam respondidas. Dedique um momento do atendimento para que o doente possa falar e expressar suas preocupações. Um simples “você tem alguma dúvida?” já pode ajudar a iniciar a conversa.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar