5 erros comuns na comunicação com o paciente

Já falamos por aqui como uma boa comunicação é a essência de todos os cuidados médicos. Mesmo com isso em mente, na correria do dia a dia e as muitas tarefas, o profissional pode acabar cometendo equívocos que prejudiquem sua relação com o paciente. Veja aqui 5 erros comuns na comunicação e como evitá-los! 1. …

Já falamos por aqui como uma boa comunicação é a essência de todos os cuidados médicos. Mesmo com isso em mente, na correria do dia a dia e as muitas tarefas, o profissional pode acabar cometendo equívocos que prejudiquem sua relação com o paciente. Veja aqui 5 erros comuns na comunicação e como evitá-los!

1. Desviar o olhar e focar sua atenção na tela do computador enquanto o paciente estiver falando

A rotina do médico é repleta de burocracia e formulários a serem preenchidos, mas tente sempre reservar um tempo apenas para sentar, conversar e se dedicar totalmente ao paciente.

2. Deixar transparecer ao paciente que você está com pressa

Esteja ciente das sutis pistas de linguagem corporal que farão com que o paciente perceba que você está com pressa, incluindo começar a se afastar durante a conversa (no hospital), cortar a fala de outras pessoas ou, o pior de tudo, dizer ao paciente como você está ocupado.

3. Fazer apenas perguntas fechadas

Nem sempre há uma resposta “sim” ou “não” para perguntas que podem ajudar o médico a desvendar um diagnóstico, principalmente nos casos das doenças raras. Uma história médica é uma história, e não um conjunto de afirmativas e negativas. Perguntas abertas geralmente começam com um “como”, “o que”, “quando”, ou uma frase como “fale-me sobre”. Perguntas fechadas são como: “Você tem dor abdominal?”. Existe uma maneira de equilibrar questões abertas com foco e tempo eficiente.

4. Não dar importância ao problema do paciente

Por mais simples que seja o caso, lembre-se que o paciente está depositando sua confiança em você. Dê atenção e não menospreze o problema.

5. Não permitir momentos para perguntas

Sim, seus pacientes terão muitas perguntas e você deve garantir que elas sejam respondidas. Dedique um momento do atendimento para que o doente possa falar e expressar suas preocupações. Um simples “você tem alguma dúvida?” já pode ajudar a iniciar a conversa.

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