Home / Endocrinologia / Whitebook: Obesidade

Whitebook: Obesidade

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Ontem foi o Dia Mundial da Obesidade Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do  Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a abordagem terapêutica dessa doença crônica.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Abordagem terapêutica da Obesidade

A relação entre IMC e os fatores de risco cardiovascular permite a identificação de pacientes com alvo para a intervenção da perda de peso. Sempre estará presente a orientação de mudança de estilo de vida (mudança nos hábitos alimentares + atividade física).

Baixo risco: Quando IMC entre 25 e 29,9 kg/m², na ausência de fatores de risco para doença cardiovascular ou outras comorbidades relacionadas à obesidade, aconselhar sobre a perda de peso com mudanças de estilo de vida e prevenção do ganho de peso.

Risco moderado: Quando IMC entre 25 e 29,9 kg/m² e um ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares (ex.: diabetes , hipertensão , dislipidemia ) ou quando IMC de 30 a 34,9 kg/m², iniciar mudanças de estilo de vida (dieta + atividade física + modificação comportamental) e terapia farmacológica (opções no Brasil: Orlistate, Liraglutida, Sibutramina). Atentar às contraindicações de cada medicamento.

Alto risco: Quando IMC de 35 a 40 kg/m² ou acima de 40 kg/m² (risco muito elevado), iniciar mudanças de estilo de vida (dieta + atividade física + modificação comportamental), terapia farmacológica (opções no Brasil: Orlistate, Liraglutida, Sibutramina) e cirurgia bariátrica. Atentar às contraindicações de cada medicamento e ao preparo pré-cirurgia bariátrica (equipe multidisciplinar: consultas com psicólogo, nutricionista, endocrinologista, cirurgião).

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.