A morte súbita do lactente é caracterizada pelo óbito não esperado de criança com idade inferior a um ano, durante o sono e sem explicação aparente de acordo com os exames.
Neste episódio, Amanda Neves, médica residente em Pediatria e editora-médica assistente do Whitebook, fala sobre a síndrome da morte súbita do lactente, cujo pico de incidência é maior nos lactentes entre dois e quatro meses de vida.
Leia mais: Vulvovaginites inespecíficas em meninas pré-púberes
Etiologia
A causa de SMSL não está totalmente definida.
O modelo de risco triplo (vulnerabilidade de base, evento desencadeante/fatores ambientais, imaturidade dos sistemas nervoso central, cadiorrespiratório e imunológico) ajuda a entender os fatores de risco que estão relacionados ao acontecimento da morte súbita, porém não é um modelo totalmente validado.
A síndrome da morte súbita infantil pode ser dividida em:
- Inexplicável: Inclui a SMSL, quando não se consegue explicar a morte mesmo após investigação completa. Possui fatores de risco relacionados a mortes infantis ligadas ao sono, incluindo asfixia e aprisionamento;
- Explicada: Inclui a morte súbita e inesperada que é possível encontrar uma causa no momento da necrópsia, incluindo morte por abuso infantil fatal e causas metabólicas.
Algumas condições podem causar morte súbita infantil:
- Sistema nervoso central (SNC): Convulsões; hipoventilação central congênita; malformação arteriovenosa; transtornos neuromusculares (doença de Werdnig-Hoffmann); crise de Arnold-Chiari; síndrome de Leigh.
- Pulmonar: Hipertensão pulmonar ; paralisia de corda vocal; doença laringotraqueal; aspiração.
- Cardíaca: Estenose aórtica ; artéria coronária anômala; fibroelastose subendocárdica; Miocardite ; cardiomiopatia; arritmias (síndrome do Q-T longo, síndrome de Wolff-Parkinson-White, bloqueio cardíaco congênito).
- Endócrino-metabólica: Hiperplasia adrenal congênita ; deficiência de cadeia longa ou média da acilcoenzima A; hiperpirexia maligna; hiperamonemias; glutaricacidúria; deficiência sistêmica ou secundária de carnitina; doença de armazenamento de glicogênio tipo I; doença de urina em xarope de bordo; acidose láctica congênita; deficiência de biotinidase.
- Gastrointestinal: Pancreatite; diarreia; desidratação; volvo; Refluxo gastroesofágico
- Trauma: Abuso de criança; trauma físico; sufocação; síndrome de Münchausen por Procuração
- Infecção: Sepse ; Meningite; Encefalite; Hepatite; Abscesso cerebral ; Pielonefrite ; Bronquiolite (VSR) ; Coqueluche ; Botulismo do lactente.
- Envenenamento: Monóxido de carbono; salicilatos; ácido bórico; barbitúricos; inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA); cocaína; insulina.
Veja ainda: Transtorno opositivo desafiador (TOD)
Saiba mais conferindo o episódio completo do podcast do Whitebook. Ouça abaixo!