Classicamente conhecida pelo seu efeito antiemético, a metoclopramida é também reconhecida pelos seus efeitos adversos como as reações extrapiramidais, que tendem a reduzir ou desaparecer após a interrupção do fármaco. Dentre as manifestações, a distonia aguda e a acatisia tendem a ocorrer nas primeiras 48 horas após a administração enquanto que o parkinsonismo e a discinesia são mais tardios.
Leia mais: Metreleptina: novo medicamento do bulário do Whitebook!
As reações distônicas caracterizam-se por contrações musculares sustentadas, resultando em movimentos ou posturas anormais, como caretas, torcicolo e crises oculógiras. A acatisia, por sua vez, pode se manifestar com ansiedade, insônia e incapacidade de ficar parado, sendo comum o paciente ficar batendo os pés ou andando de um lado para o outro.
Em relação às manifestações tardias, o parkinsonismo está associado a sintomas como bradicinesia e tremor. Já a discinesia tardia é definida por movimentos repetitivos, de caráter involuntário e sem propósito da face, língua, tronco e/ou extremidades.
Sabe-se, neste contexto, que o risco é aumentado quanto maior o tempo de uso e a dose cumulativa total da metoclopramida e está relacionado a sua ação farmacológica ao atuar como antagonista do receptor de dopamina. Idade maior ou igual a sessenta anos, pacientes pediátricos, sexo feminino, diabetes mellitus, insuficiência renal e uso concomitante de antipsicóticos também são considerados fatores de risco.
Apresentação
- Comprimido: 10 mg (Plasil®, FURP-Metoclopramida®, Novosil®, Plabel®);
- Solução oral: 4 mg/mL – frasco com 10 mL (Plabel®, Plagex®, Plavom®, Vomistop®).
- Solução injetável: 5 mg/mL – frasco-ampola com 2 mL (Aristopramida®, Hyposil®, Metoclosantisa®, Metrofarma®, Noprosil®, Plagex®);
Uso Clínico
- Distúrbios da motilidade gastrointestinal;
- Náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia;
- Gastroparesia no pós-operatório;
- Para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrointestinal.
Veja também: Brodalumabe: saiba mais no bulário do Whitebook!
Quer saber mais sobre a metoclopramida? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Medicamentos Bulário Cloridrato de Metoclopramida.