Você sabia que agora o Whitebook faz uso da sinalização de Componente Estratégico para certos medicamentos? No bulário, os medicamentos e apresentações que têm essa classificação agora são sinalizados. A marcação é uma referência da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), do Ministério da Saúde, além da seguinte frase em destaque:
“Este conteúdo faz parte dos Componentes Estratégicos e utiliza como referência informações fornecidas pelos órgãos regulatórios nacionais e internacionais.“
Veja também: Confira agora mesmo a mais nova categoria de Clinical Drops
É importante lembrar que essa classificação ainda está sendo realizada, então nem todos os medicamentos já estão classificados com a ‘label’ de Componente Estratégico.
Para entender mais sobre a importância dessa classificação, conversamos com Geisa Lucho, Especialista de Farmácia do Whitebook Clinical Decision:
“Os medicamentos do Componente Estratégico são destinados a algumas doenças específicas, endêmicas e que impactam a sociedade e a economia, como tuberculose, malária, hanseníase e meningite. Também estão contemplados alguns soros, vacinas, imunoglobulinas e medicamentos para deficiência nutricional”, disse.
De acordo com Geisa, tratam-se de medicamentos financiados pelo Ministério da Saúde e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), porém nem todos têm registro na Anvisa, sendo, então, importados. “Além disso, nem todas as apresentações de cada medicamento são contempladas”, e completou:
“Por esse motivo, estamos especificando nos conteúdos do bulário do Whitebook quais são as apresentações que fazem parte do Componente Estratégico e usamos referência de bula internacional quando não temos fabricante nacional de algum medicamento”.