Conheça agora mesmo os três novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook na categoria de Hematologia e como eles podem te auxiliar na prática médica!
Quais são as vacinas necessárias para o paciente que será imunossuprimido?
Se o seu paciente vai ser imunossuprimido, você quer deixar ele mais protegido possível, certo? Então, o primeiro passo é a gente checar a carteira de vacinação, seja ele adulto ou criança. Isso é um dado muito importante e que, idealmente, a gente tem que atualizar as vacinas antes de começar o imunossupressor. Na prática, na maioria das vezes, a gente não tem tempo para isso, porque as doenças são graves, precisa começar o tratamento imediato, mas eventualmente você consegue fazer uma vacina ou outra. Saiba mais neste Clinical Drops!
Quais são os principais cuidados que devo orientar ao paciente suprimido?
Quais são os principais cuidados que devo ter com meu paciente que vai ser submetido à imunossupressão? Então, o primeiro ponto é em relação à nutrição. É muito importante que esse paciente coma bem, ele seja acompanhado pelo nutricionista, evite alimentos crus ou de procedência duvidosa, por conta do risco de infecções gastrointestinais. E quando a gente fala de nutrição, tem um ponto importante relacionado ao corticoide, porque o corticoide por si só, ele aumenta o colesterol, ele altera a glicemia e ele aumenta muito o apetite. Assista ao vídeo completo no Whitebook!
Como monitorizar efeitos adversos na imunossupressão?
Antes de começar a imunossupressão, a gente tem que fazer uma avaliação basal desse paciente do ponto de vista laboratorial. Então a avaliação com hemograma, hepatograma, função renal; é importante a gente não esquecer também de avaliar se esse paciente tem algum comprometimento renal, por conta da exceção das medicações. Então, no modo geral, o que a gente costuma fazer: um hemograma, a dosagem das transaminases, albumina, ureia, creatinina e o EAS. Fique por dentro dos detalhes aqui!