Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Para o bom funcionamento da Atenção Básica à Saúde (ABS) entende-se que seja necessário, além da infraestrutura adequada e uma equipe de saúde multiprofissional integrada, a presença de líderes capazes de articular questões internas e externas ao serviço e favorecer a articulação de saberes para lidar com uma variedade de processos, concentrando em si a responsabilidade de atuar com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, bem como ser resolutiva, coordenando o cuidado e as redes de atenção à saúde.
O enfermeiro desempenha junto à equipe de saúde uma atuação diferenciada. Faz a mediação dos conflitos interpessoais e das ações no trabalho coletivo. É considerado um líder na rede de relações dos agentes comunitários de saúde. Ainda, ressalta-se a dimensão gerencial do seu trabalho, na qual o enfermeiro ocupa a função de gerente em mais de 80% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios de pequeno porte ao sul do Brasil.
Sabe-se que as características pessoais e a hierarquia institucional são fatores importantes que promovem e influenciam a prática de liderança do enfermeiro no contexto hospitalar. Considerando que a ABS preconiza uma prática profissional coletiva visando à tomada de decisão compartilhada e com maior participação da sociedade na determinação das ações em saúde, adotou-se como pressuposto que a liderança na ABS é compreendida como uma ação grupal complexa, na qual o líder emerge naturalmente das múltiplas interações estabelecidas entre os envolvidos, com uma habilidade diferenciada de perceber o local no qual atua, enquanto sente, intui, relaciona-se com e influencia os outros.
Consultórios de enfermagem e as oportunidades para o enfermeiro empreendedor
Como conquistar essa posição de liderança
Em entrevista ao nosso portal, a Dra. Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, que é mestre em Saúde Pública na área de Administração Hospitalar, Livre Docente em Administração em Enfermagem e membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), confirma que os profissionais de enfermagem estão cada vez mais almejando (e conseguindo) posições de liderança no âmbito da saúde.
“Os enfermeiros têm sido reconhecidos como importantes profissionais da área da saúde para conseguir fazer as mudanças que a nossa área tanto necessita em nosso país. E isso tem feito com que muitos busquem melhores posições em suas atividades de trabalho”, destaca a Dra. Isabel Cunha, que também é membro da Junta Directiva da Internacional Nursing Network (INN), sediada na Espanha; e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da UNIFESP, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ/Ministério de Ciência e Tecnologia.
Envolvida em tantas frentes de trabalho pelo Brasil e até no exterior, a Dra. Isabel Cunha afirma que o melhor caminho para que os profissionais de enfermagem consigam se destacar na sua área de atuação é estudar e trabalhar duro desenvolvendo as suas competências, buscando fazer diferença nos locais onde atua. “Quando estudamos competências, entendemos que uma pessoa só é competente quando ela alia conhecimentos, habilidades e atitudes a uma entrega que faça diferença para a organização”.
Áreas de atuação do enfermeiro e a busca pelas residências
Dicas para desenvolver as suas competências profissionais
- O autoconhecimento é o primeiro passo para o desenvolvimento. Portanto, potencialize aquilo em que você já é bom e desenvolva o que precisa melhorar;
- Invista em uma especialização;
- Faça cursos de atualização;
- Leia muito e de tudo;
- Esteja antenado com o mundo;
- Assine uma revista científica da área e leia;
- Participe de um evento por semestre;
- Aprenda a fazer pesquisa;
- Aprenda uma segunda língua;
- Domine os principais programas de computador;
- Faça parte de uma associação científica;
- Leia um artigo científico diariamente;
- Faça Benchmarking;
- Estabeleça uma Rede de Relacionamentos (Networking);
- Esteja em contato com o mercado;
- Busque novas oportunidades;
- Dê retorno ao ser procurado por outros profissionais ou pela imprensa;
- Relacione-se com todas as pessoas;
- Conheça as informações da empresa onde você trabalha;
- Esteja aberto a mudanças e inovações;
- Saiba ouvir;
- Conheça o seu grupo de trabalho;
- Crie um local amigável para trabalhar;
- Peça e dê feedback;
- Tenha compromisso com os resultados.
Gostou desse conteúdo? Envie o seu feedback para a gente!
Referências: