Leia mais:
Leia mais:
O empreendedorismo na enfermagem: um novo espaço para o cuidado
Consultórios de enfermagem e as oportunidades para o enfermeiro empreendedor
Congresso para médicos empreendedores vai debater finanças, marketing e mais; veja como participar
Propriocepção e Empreendedorismo. Qual a relação?

Consultórios de enfermagem e as oportunidades para o enfermeiro empreendedor

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Embora regulamentada, a enfermagem é uma profissão que ainda não é bem compreendida em todo seu potencial pela sociedade. Em geral, a população possui uma visão do profissional apenas atuando dentro dos hospitais e emergências. Contudo, os enfermeiros podem atuar em consultas privativas, que podem ser realizadas em consultórios ou clínicas especializadas. Essa modalidade de atendimento, já prevista e autorizada em legislações anteriores, foi regulamentada pela Resolução Cofen 568/2018, no dia 9 de fevereiro de 2018.

empreender

Empreendedorismo e enfermagem

Para Thalta Neiva Breda Vettori, mestre em enfermagem com foco na saúde da criança e consultora em aleitamento materno, a resolução gera uma maior autonomia ao profissional enfermeiro, capacitado ao atendimento a que se propõe. Além disso, a portaria atribui à categoria uma maior valorização e reconhecimento profissional. “A sociedade precisa ter mais contato com os profissionais de enfermagem fora do cenário hospitalar e entender o que, de fato, o enfermeiro é capaz de desenvolver”, afirma a enfermeira.

Ela e uma sócia prestam consultoria domiciliar e em consultório há quatro anos no Rio de Janeiro. O atendimento é voltado para casais grávidos, com ofertas de cursos de primeiros cuidados com o recém-nascido e de aleitamento materno. A procura nessa área é grande. Mas as pessoas, em geral, se surpreendem quando descobrem que as enfermeiras prestam consultoria e cursos em consultórios particulares. “Existe um olhar de espanto quando os pacientes nos vêem atendendo fora do hospital. Por essa razão é muito importante divulgar a regulamentação desta portaria”, destaca Thalita.

Como vimos, é possível hoje em dia ser um enfermeiro empreendedor. E já existem cursos de pós-graduações que trazem essa visão do mercado para as salas de aula.

Mas, diferente do que a maioria das pessoas pensa, empreender não significa apenas abrir um negócio próprio. Também é possível que o enfermeiro empreenda dentro do próprio hospital em que já trabalha, pois há várias áreas promissoras e carentes de profissionais especializados, como a possibilidade de ser membro técnico de comissões hospitalares.

Mais investimento em enfermagem garante melhor acesso da população à saúde

Confira as oportunidades para o enfermeiro que deseja empreender:

  • Home Care;
  • Daily Care (atendimento em eventos);
  • Aleitamento materno;
  • Assistência no parto e cuidados com os recém-nascidos;
  • Cuidados com idosos;
  • Child Care (enfermeiros particulares para crianças);
  • Atendimento corporativo;
  • Promoção de eventos educacionais em saúde;
  • Consultoria e treinamentos;
  • Vacinação;
  • Esterilização de material médico-hospitalar;
  • Transporte de pacientes;
  • Aluguel de equipamentos;
  • Comercialização de produtos hospitalares;
  • Consultórios e clínicas de enfermagem.

Mesmo os enfermeiros que não pretendem abrir o seu próprio negócio podem e devem desenvolver capacidades como liderança e gestão, que ganham cada vez mais espaço nas empresas.

As organizações procuram por profissionais organizados, que saibam atuar em equipes, identificar problemas e apontar soluções, com capacidade de liderança, empatia, senso crítico e conhecimento científico para ocupar cargos administrativos e de gestão estratégica.

Quer saber mais sobre oportunidades para o enfermeiro empreendedor? Envie um comentário para a gente! Quer saber mais sobre outro assunto? Pode sugerir! Estamos aqui para ajudar você!

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Acesse o Nursebook, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Autora:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

25 comentários

  1. Gostei……preciso abrir um consultorio e trabalhar tambem com consultoria

    • Tenho sonho de abrir consultório e fazer palestra o que devo fazer?

      • Estou querendo abrir meu consultório, para atendimento de enfermagem.Mas não sei por onde começar a fazer todo trâmite legal!

        • Geisibel Petersen

          Gostaria de fazer visitas domiciliares para consultoria porém não sei ainda em quê?! Ja pensei em pacientes diabéticos,curativos..enfim…dúvidas. me ajudem.

          • Rosiane Barbosa Lima

            Quero abrir um consultório de enfermagem para realizar curativos e coletas de exames citologico.

    • Teofila vieira

      Quero enpreender na enfermagem

      • DAISY ROBERTA OLIVEIRA

        Gostaria de abrir uma clinica de enfermagem para procedimentos internos e procedimentos em domicílio pode me infrormar como proceder?

  2. Regiane Almeida

    Gostaria de saber, se enfermeira pode abrir consultório de procedimento estético com aparelhos, como criolipolise, criofrequencia,l laser e também com massagem e drenagem linfática?
    Quais as autorizações e papéis que são necessários para regularizar um consultório de enfermagem?

  3. Gostaria de abrir uma clínica, mas estou muito “crua” no que fazer, como atuar, preciso de uma luz🙏🏼

    • MARCIA APARECIDA DA SILVA

      Olá, sou Márcia Silva enfermeira intensivista com experiência há mais de 1anos com pacientes críticos. Gostaria de saber mais sobre clinica ou consultório de enfermagem.

  4. Sandrely Santos Moreno Melonio

    Amei essas informações. Parabéns pela iniciativa.

    • Pode sim, mas desde de que faça uma pós graduação em Enfermagem estética aí ao término você poder realizar os procedimentos que competem ao Enfermeira esteta. Tem a resolução Enfermagem estética no cofen dá uma olhada lá tem todos os procedimentos e explicação.

  5. Gostaria de abrir uma clínica de enfermagem, mas estou muito “crua” no que fazer, como atuar, preciso de uma luz🙏🏼

  6. Carla Grasiele Moreno Da Cruz

    Estou finalizando minha pós em administração hospitalar e gestão em serviços de saúde, tenho interesse em abrir uma clinica, gostaria de mais informações. Obrigada!

    • Maria José Da C. Holanda

      Gostaria de abrir um consultorio de enf.dermatologica em um pileferia,ja trabalhei 22 anos em hospital fui RT,tenho muita experiencia o que preciso p abrir endendo da RDC50.

  7. Naara Vieira

    Gostaria de saber como fazer para abrir um consultório de enfermagem e em que somos respaldadas. Obrigada

  8. Maria Juliene

    Muito útil!! Sou acadêmica de Enfermagem, e até agora não possuía muito conhecimento acerca do empreendedorismo no nosso campo. Essa leitura ampliou de forma muito considerável minha visão sobre o assunto.

  9. Raissa Sousa

    Boa tarde!! Gostaria de tirar dúvidas sobre o empreendedorismo dentro da enfermagem.

  10. Estou a 10 anos formadas e tenho interesse em abrir um consultório para coleta do exame Papanicolau,como devo proceder?

  11. Gessica Farias

    Quais os procedimentos o enfermeiro pode fazer um um consultório?

  12. Queila Barria

    Ei Kátia boa noite.

    Tbm tenho sonho de abrir meu próprio consultório de enfermagem voltado a trabalhos oncológicos e dermatológicos. Que Deus nos abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar