Pebmed

Cadastre-se grátis
Home / Enfermagem / Mais investimento em enfermagem garante melhor acesso da população à saúde

Mais investimento em enfermagem garante melhor acesso da população à saúde

Tempo de leitura: 2 minutos.

Investir na saúde, principalmente nos serviços públicos, é essencial para garantir um acesso maior da população ao atendimento médico e a uma melhor qualidade de vida. Durante o evento World Innovation Summit for Health (WISH), foi divulgado um documento destacando a importância da enfermagem na expansão da cobertura em saúde ao redor do mundo.

A declaração reuniu os principais pontos para que a meta da cobertura universal de saúde seja atingida em no máximo três anos. De acordo com o documento, o trabalho dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e dos assistentes é de extrema importância o cumprimento destes objetivos.

Leia maisEnfermagem é considerada profissão mais ética pela 17ª vez seguida

A fim de destacar a importância destes profissionais, a campanha “Increased Investment In Nursing Key to Achieving Health for All”, encabeçada pelo Nursing Now, elencou três pontos-chaves para alcançar os objetivos desejados:

Expansão rápida da Cobertura de Saúde Universal

A declaração argumenta que os países podem atingir uma rápida expansão da Cobertura de Saúde Universal na otimização no uso dos profissionais existentes e introdução de mudanças no atendimento em saúde e na prática da enfermagem. Isso significa: a) capacitar enfermeiros, técnicos e assistentes para desenvolverem seu potencial máximo por meio da criação de mais clínicas lideradas por estes profissionais, para que eles desempenhem um papel mais central nos cuidados primários; b) empregar mais especialistas-enfermeiros para a promoção e garantia dos serviços de saúde à população.

Expansão econômica e eficiente

Evidências sugerem que a expansão custo-efetiva da Cobertura de Saúde Universal vai depender na capacitação e treinamento do contingente médico existente, inclusive em relação aos enfermeiros, para que o trabalho seja mais eficiente. Há um enorme potencial para os enfermeiros e enfermeiras expandirem seu escopo de práticas por meio de repartição de tarefas e desenvolvimento contínuo.

Expansão de alta qualidade

Há inúmeras evidências do impacto qualitativo da atuação dos enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem nos cuidados com o paciente. Estudos indicam que médicos e enfermeiros geralmente impactam de maneira semelhante nos desfechos médicos de doenças crônicas não transmissíveis; por vezes, enfermeiros são melhor avaliados de acordo com a satisfação do paciente e aderência no tratamento. Ao mesmo tempo, enfermeiros fornecem mais frequentemente conselhos sobre prevenção de doenças.

Os pontos-chaves destacados, juntamente com o documento na íntegra, foram encaminhados ao Conselho Nacional de Enfermagem e à Organização Mundial de Saúde. A campanha prevê a implementação dessas recomendações em até três anos.

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Acesse o Nursebook, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.