Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A Residência Multiprofissional em Enfermagem é uma especialização direcionada para a educação aplicada na prática, sendo uma modalidade de ensino em nível de pós-graduação (Lato sensu) que pretende favorecer a inserção dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho.
A residência proporciona aos enfermeiros o acesso a um conjunto de atividades/ações que articule os conhecimentos referentes à pesquisa, à assistência, à extensão e ao ensino de enfermagem, qualificando-o como profissional crítico e inserido no debate sobre o desenvolvimento técnico-científico.
Residência em Enfermagem
Duração e carga horária
O programa tem duração de dois anos, com uma carga horária de 60 horas semanais, sendo 80% do tempo destinado a atividade prática e 20% para atividades teóricas. A carga horária total possui 5.760 horas.
Os enfermeiros residentes têm direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser divididas em dois períodos de 15 (quinze) dias. Cada residente conta com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (professor de uma instituição de ensino superior).
As atividades teóricas e práticas dos residentes são estabelecidas por cada serviço. Contudo, é costume de que no primeiro ano sejam realizadas atividades de pequena e de média complexidade. Já no segundo ano, são desenvolvidas atividades de alta complexidade.
Bolsa
O financiamento de bolsas de residência pode ser realizado de formas pública e particular. O Ministério da Educação financia apenas bolsas de universidades federais e de hospitais universitários vinculados a elas. Já o Ministério da Saúde financia instituições públicas e filantrópicas através de editais públicos anuais.
Os residentes recebem uma bolsa no valor de R$ 3.330,43. Por esse motivo, eles devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais durante este período.
Alguns exemplos de residências são:
- Enfermagem em Cardiopneumologia de Alta Complexidade;
- Residência Multiprofissional em Álcool e Outras Drogas;
- Saúde Mental com ênfase em Dependência Química;
- Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente;
- Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica;
- Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso;
- Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos;
- Prevenção e Terapêutica Cardiovascular;
- Síndromes e Anomalias Craniofaciais;
- Saúde Coletiva e Atenção Primária;
- Assistência Cardiorrespiratória;
- Enfermagem Obstétrica;
- Saúde Mental.
Processo de seleção
Para ingressar em uma residência de enfermagem, o profissional precisa ser aprovado no processo de seleção realizado por instituições que oferecem essa modalidade de especialização.
A estrutura de cada um desses processos varia de acordo com os editais apresentados pelas instituições, mas normalmente são seguidas as etapas de prova de conhecimentos gerais e específicos, análise de currículo e entrevista.
Vantagem da residência em enfermagem
Além do valor da bolsa de R$ 3.330,43, a outra grande vantagem da residência é a possibilidade do profissional especializar-se enquanto trabalha. E, assim, produzir conhecimento dentro da área na qual está se especializando. Vale destacar que a residência possibilita uma transição mais amena entre o meio acadêmico e a realidade clínica, permitindo ao recém-formado uma maior segurança profissional.
Referências:
Gostaria de saber se o residente pode realizar atividades sem supervisão e se pode assumir um setor sem presença de supervisão do preceptor e de profissioal Enfermeiro(a) no plantão.
Não