Com a alta demanda no uso de recursos devido à pandemia de Covid-19, hospitais estão tendo dificuldades com equipamentos e medicamentos. A falta de sedativos e bloqueadores neuromusculares é uma realidade no cenário médico atual.
O Whitebook, sempre pensando em ajudar os profissionais da linha de frente, publicou dois conteúdos novos na categoria Covid-19: Intubação na Escassez de Sedativo e Sedação na Escassez de Medicamentos.
Os temas estão na seção Abordagem Terapêutica. Veja abaixo onde encontrá-los!
Intubação na Escassez de Sedativo aborda as alternativas medicamentosas, na falta de insumos mais comuns para intubação, nas técnicas de sequência rápida e atrasada, com estratégias adicionais que poderão guiar a decisão clínica dos médicos diante dos procedimentos.
“O paciente com Covid-19 que necessita de intubação apresenta uma via aérea fisiologicamente difícil, na maioria das vezes. Diante de um procedimento com maior grau de complexidade, vivenciar situações de escassez de medicamentos necessários para o procedimento torna ainda mais complexo o cenário. Nosso objetivo com o conteúdo foi apresentar alternativas e dicas para a beira do leito, ajudando a guiar a decisão clínica, de forma rápida e prática, dos colegas na linha de frente”, disse o médico intensivista do Whitebook, Filipe Amado.
Já Sedação na Escassez de Medicamentos, trata das alternativas terapêuticas fáceis e viáveis para a sedação, visto que a escassez de medicamentos se dá, de um lado, pela inadequada gestão dentro de um cenário global muito novo e pelo uso em demasia e, até mesmo, indiscriminado dessas drogas.
A anestesiologista e conteudista do app, Gabriela Queiroz, explica melhor sobre a abordagem do conteúdo:
“Citamos outras alternativas para realizar uma excelente sedação no paciente crítico quando o profissional se depara com a ausência das medicações usuais. No conteúdo falamos, também, em maneiras de utilizar esses medicamentos com bastante segurança, focando nas doses de ataque e manutenção dessas opções”.
Em março, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em conjunto com a ABRAMEDE, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, desenvolveu uma segunda versão do documento com recomendações para alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia.
Veja mais: Como lidar com a escassez de recursos durante a pandemia por Covid-19?
O que você achou dos nossos novos conteúdos sobre Covid-19? Deixe seu comentário abaixo! 🙂
Aqui no blog você sempre fica por dentro de tudo o que acontece no aplicativo médico número 1 do Brasil. Continue nos acompanhando para não perder nenhuma novidade!
Abraços,