Quando pensamos em tecnologia e avanço tecnológico na enfermagem, não podemos deixar de lembrar que nossa profissão foi reconhecida há 34 anos atrás, através da Lei 7.498/86 no dia 25 de junho de 1986. Esta lei garantiu o reconhecimento da enfermagem como profissão. Na época da aprovação desta lei os profissionais tiveram um prazo de dez anos para sua atualização e capacitação profissional.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Tecnologia em Saúde é a “aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”.
Avanço tecnológico na enfermagem
Muitos avanços e autonomia profissional ligados à enfermagem foram conquistados desde então. Considerando que o processo de cuidar e educar representam a enfermagem, que, por sua vez, presta cuidados do recém-nascido ao paciente idoso, temos hoje profissionais que atuam nos diferentes tipos de assistência ao paciente, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem que empreendem dentro da profissão. E isto é um grande avanço na área que, fortemente impulsionada pela internet, abriu um mundo de oportunidades àqueles que não queriam atuar somente na assistência direta ao paciente, mas que tinham espírito empreendedor e buscavam mais.
Como exemplos relevantes desta evolução podemos citar alguns alunos de graduação que resolveram empreender através da educação e questionar se este não é um avanço que as faculdades de enfermagem deveriam considerar ao atualizarem suas grades curriculares. Assim sendo, poderíamos muito provavelmente classificar tais feitos como “tecnologias do educar em saúde”.
A tecnologia e sua inserção no ambiente de trabalho exigem que os profissionais de enfermagem estejam familiarizados quanto a sua utilização. Quanto mais conhecem esta ferramenta, melhores são os benefícios para o cliente que a está recebendo.
Leia também: Quais são os dispositivos legais que regem a enfermagem?
Durante a formação do enfermeiro, o mesmo deve ser preparado para desenvolver competências para a avaliação tecnológica, pois ela permeia o cuidado em saúde e certamente é uma importante ferramenta utilizada para o gerenciamento da assistência de enfermagem ligados à segurança, humanização, qualidade de cuidados e garantia de resultados.
A tecnologia está presente e veio para ficar. No serviço hospitalar, a mesma deve ser executada pelo profissional de enfermagem com segurança e praticidade, garantindo à equipe tranquilidade e autonomia durante a assistência.
Exemplos de tecnologia
Três diferentes tipos de tecnologia podem ser utilizados na área hospitalar: (leves, leve-duras e duras). As leves seriam as de aspectos éticos, humanos e morais, as leve-duras seriam aquelas ligadas aos saberes científicos e as tecnologias duras são os equipamentos que permeiam os cuidados em saúde.
Com a utilização da tecnologia, os profissionais podem otimizar e qualificar a assistência de enfermagem prestada ao paciente. Como exemplo temos o prontuário eletrônico e os medicamentos que são dispensados e administrados após checagem com pulseira de identificação do paciente.
Os avanços tecnológicos melhoram os processos e aumentam a produtividade e qualidade das equipes pois, com esta otimização, as mesmas têm mais tempo disponível para prestar cuidados de enfermagem ao paciente.
Referências bibliográficas:
- Salbego C, Nietsche EA, Ramos TK, et al. CONCEPÇÕES SOBRE TECNOLOGIAS DO CUIDAR E EDUCAR NA PRÁXIS DO ENFERMEIRO HOSPITALAR. Rev Fun Care Online.2021. jan./dez.; 13:150-157. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1151959?src=similardocs
- Tecnologia na Enfermagem: Os principais avanços alcançados pelo setor. Mais laudo. [Internet]. 2020. Disponível em: https://maislaudo.com.br/blog/tecnologia-na-enfermagem/
- Carvalho LA, Thofehrn MB, Amestoy SC, et al. O uso de tecnologias no trabalho em enfermagem: revisão integrativa. Journal of nursing and health. 8(1): e188104, mai.2018. doi: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/JONAH.V8I1.9118
- Conselho Federal de Enfermagem (BR). Lei 7.498/86 Regulamentação do exercício da enfermagem. s/data. Brasília. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html
- Avaliação de Tecnologias em saúde. CATES. [Internet]. s/data. Disponível em: http://www.ccates.org.br/areas-tematicas/avaliacao-de-tecnologias-em-saude/