Mais uma entrevista com especialista no Blog do Whitebook e, desta vez, vamos falar sobre o ceratocone. A doença, que faz com que a córnea tenha formato de cone, atinge mais crianças e adolescentes, e um fator importante para evitar a progressão dela é não coçar os olhos.
Leia a entrevista completa com a oftalmologista e conteudista do Whitebook, Dra. Juliana Rosa, e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
1. Primeiramente, gostaria que explicasse o que é o ceratocone e como ele acontece.
O ceratocone é uma ectasia da córnea, ou seja, uma doença que leva à alteração do formato da córnea, fazendo com que ela vá adquirindo um formato de cone, ficando mais protrusa e mais fina. Isso gera um aumento do astigmatismo e pode levar à baixa visão.
2. Quais são as principais características da doença e o que pode ser feito para evitá-la?
As principais características da doença são o aumento frequente do astigmatismo e da miopia, a troca frequente de óculos e o embaçamento visual com perda da qualidade da visão (diplopia, visão de halos, etc.). É uma doença com um fator genético conhecido, mas que tem grande relação de sua progressão com o ato de coçar os olhos. É muito comum que pacientes alérgicos, que coçam muito os olhos, tenham ceratocone.
3. Como o conteúdo do Whitebook pode ajudar os especialistas e não especialistas também?
Nosso conteúdo discute a clínica da doença e todas as suas formas de tratamento, ajudando o especialista a pensar nas melhores formas de tratar e o não especialista a identificar os possíveis sinais da doença para encaminhar o paciente para diagnóstico com o oftalmologista o mais precocemente possível.
4. Junho, para Oftalmologia, é o mês de conscientização do ceratocone. Qual é o objetivo e a importância da campanha?
Em junho de 2018, o oftalmologista Renato Ambrosio criou a campanha Junho Violeta com o objetivo de orientar os pacientes sobre o ceratocone e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, e acompanhamento da doença. Além disso, a campanha visa, também, motivar os oftalmologistas a valorizarem essa causa e conscientizarem seus pacientes sobre os riscos da doença. É muito importante que todos sejam orientados também sobre a importância de não coçar os olhos.
Além do conteúdo em Oftalmologia, que fica na seção Cirurgia e Especialidades, o aplicativo número 1 dos médicos tem temas sobre ceratocone nas categorias:
Gostou de saber mais sobre a doença? Deixe seu comentário abaixo e mande sugestões de temas para as entrevistas! 🙂
Até o próximo post!