Agosto Dourado – Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada

Não é à toa que o mês escolhido para simbolizar o incentivo à amamentação é o dourado. Ele representa o padrão ouro do leite materno. Saiba mais.

Não é à toa que o mês escolhido para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação é denominado como dourado. Essa cor representa o padrão ouro do leite materno, o alimento de melhor qualidade para os primeiros meses de vida de uma criança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e, após isso, complementado até os dois anos ou mais, visto os inúmeros benefícios que a amamentação traz. 

Agosto Dourado - Proteja a amamentação uma responsabilidade compartilhada

Importância da amamentação

O leite materno é considerado o alimento mais completo e econômico para os primeiros meses de vida porque garante nutrição, imunidade e redução da mortalidade infantil, além disso, é comprovado que desenvolve a inteligência da criança, diminui os índices de diarreia e infecções respiratórias, evita os riscos de doenças alérgicas, melhora a digestão e minimiza as cólicas, estimula a musculatura oral e o fortalece a dentição, reduz as chances de obesidade infantil e fortalece o vínculo materno.

São tantos benefícios que mesmo durante a pandemia de Covid-19 e em casos confirmados de contaminação da mãe, os riscos são superados e, por isso, a amamentação continua sendo recomendada, mas com alguns cuidados como o uso da máscara pela mulher e higienização das mãos.

O Brasil, ao longo dos últimos anos, desenvolveu algumas estratégias para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Em 1981, o país lançou o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno e, em 2012, criou a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).  Quanto às instituições que apoiam a amamentação, computa-se que, no ano de 2021, o Brasil disponha de 301 Hospitais Amigos da Criança e 222 Bancos de Leite Humano (BLH) em seu território. Esse conjunto de ações trouxe importantes resultados que de acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta que o índice nacional de aleitamento materno exclusivo aumentou de 2,9% (em 1986) para 45,7% (em 2020). Salienta-se que a meta global é que se atinja 50% de amamentação exclusiva até 2025 e 70% até 2030.

Saiba mais: Como orientar a amamentação para mulheres com Covid-19?

Para destacar a importância do aleitamento materno no mundo, em 1991, foi criada a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês). A WABA é formada pelos seguintes pilares: Instruir a população sobre a importância da proteção do aleitamento materno (AM); Apoiar a amamentação; Articular-se com redes institucionais e não institucionais, a fim de garantir maior impacto na divulgação do AM; Reforçar ações para proteger o AM e melhorar a saúde pública.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Essas e outras ações de incentivo à amamentação asseguram a promoção e a proteção da vida. Por essa razão, a WABA criou uma campanha para incentivar a prática de amamentar, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada em mais de 150 países na primeira semana de agosto. No ano de 2021, o tema escolhido foi: “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. A opção de escolher essa temática é que esta está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de dispor de quatro objetivos principais: 

  • Informar e conscientizar ainda mais a população sobre a importância da amamentação;
  • Apoiar a amamentação como uma responsabilidade da saúde pública;
  • Articular organizações e indivíduos de gerar um grande impacto;
  • Potencializar as ações com a intenção de proteger o aleitamento com foco em melhorar a saúde coletiva.

Amamentar é a melhor maneira para iniciar a alimentação de um bebê e por isso é preciso incentivar, ainda mais, o ato de amamentar, por meio das redes de apoio, sejam elas o governo, a comunidade, familiares, amigos, profissionais da saúde e empregadores.

Leia também: Leite materno com anticorpos contra Covid-19 é produzido após lactantes serem vacinadas

Para comemorar a semana da amamentação, bem como todo o mês de agosto dourado, o Nursebook elaborou diversas ações para promover a amamentação e incentivar essa prática visando o bem estar de nossas crianças e seu desenvolvimento saudável.  

Artigo produzido em parceria com Mariana Marins.

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.