Neste episódio, o Dr. Filipe Amado, especialista em medicina intensiva e conteudista do Whitebook, falará sobre como realizar intubações no cenário de escassez de sedativos.
Com a pandemia de covid-19, houve um rápido consumo de insumos hospitalares e, eventualmente, as equipes precisam lidar com situações de escassez de recursos, como os sedativos e bloqueadores neuromusculares. Considerando que esses fármacos fazem parte da sequência de intubação, é importante ter alternativas.
Atenção: tenha uma adequada preparação, não apenas em relação aos EPIs, mas também relativo ao teste prévio de materiais e à posição correta do paciente. A pré-oxigenação é fundamental.
Alguns pontos importantes sobre a pré-oxigenação:
- Realize a pré-oxigenação com máscara com reservatório (menor fluxo possível para manter a bolsa cheia) ou dispositivo bolsa-válvula-máscara (evitar seu uso pela aerossolização) ou ventilação não invasiva;
- Dica importante: Considere a oxigenação apneica durante todo o período da intubação para que ela continue denitrogenando o paciente durante o período de apneia;
- Oxigenação apneica: Mantenha um cateter nasal tipo óculos acoplado ao seu paciente. Após a indução, ajuste o fluxo do cateter para 15 L/minuto.
Leia mais: Intubação em pacientes críticos: a importância do uso de guias para facilitar o processo
Quais medicamentos utilizar no cenário de sequência rápida e de sequência atrasada?
Saiba mais nas orientações completas no podcast.
Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:
Confira também por outros players:
Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀
Abraços,