Outubro é conhecido mundialmente como o mês da campanha de prevenção e diagnosticar precocemente o câncer de mama. A finalidade do movimento é intensificar o compartilhamento de informações sobre a doença e, mais recentemente, sobre o câncer no colo do útero. Mas você sabe o motivo pelo qual outubro foi escolhido para abraçar a causa?
A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde os estados se organizaram para a promoção de ações sobre a doença, porém não havia um período concreto para difundir o tema. Em pouco tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o câncer de mama.
O movimento tomou força, sendo chamado de Outubro Rosa, no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, foi entregue aos participantes pela primeira vez, o laço cor-de-rosa. Desde então ele tornou- se um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês.
A regularidade no autoexame pode ser decisiva para a promoção de um tratamento com maior eficácia da doença. Se faz extremamente necessário estimular a realização dos exames o mais cedo possível, principalmente entre mulheres que compõem o grupo de risco.
Em 2021, o Outubro Rosa tem como objetivo a divulgação de informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
E é claro que o Nursebook não poderia ficar de fora e deixar um mês tão significativo, com tamanha importância, passar despercebido, não é mesmo? Vamos desenvolver inúmeras ações durante todo o mês de outubro, para corroborar com a campanha e fornecer aos profissionais de enfermagem ainda mais informações, debates e reflexões acerca do tema.
Saiba mais: A importância da enfermagem na prevenção do câncer de colo de útero
Câncer de mama e o Outubro Rosa
Este tipo de câncer é o que mais acomete mulheres por todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Só no no Brasil foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Como principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama estão:
- Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido;
- Pele com aspecto de casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Mama com tons avermelhados;
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores contribuem com o desenvolvimento da doença entre as mulheres. Alguns dos fatores de risco para o Câncer de Mama são:
- Sexo feminino;
- Idade acima de 55 anos;
- Mamas densas;
- Menarca antes dos 12 anos;
- Menopausa após 55 anos;
- Alcoolismo;
- Histórico familiar de doença oncológica;
- Etnia: mulheres brancas são mais propensas, porém mulheres negras descobrem antes dos 45 anos;
- Fatores genéticos, principalmente com alterações nos genes BRCA1 e BRCA2.
A mulher que possui esses fatores genéticos têm risco elevado para câncer de mama.
Gostaria de saber mais informações sobre o Câncer de Mama? Acesso o app do Nursebook no seu celular Android ou iOS ou entre pelo computador, através do Nursebook Web e tenha acesso a este conteúdo na íntegra e a mais de 5000 outros conteúdos formulados inteiramente de Enfermeiros para os Profissionais de Enfermagem.
Referências bibliográficas:
- https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce
- Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA. A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. Rio de Janeiro: INCA; 2019.
- Cardoso F, Kyriakides S, Ohno S et al. Early Breast Cancer: ESMO Clinical Practice Guidelines. Ann Oncol 2019;30:1194-1220.
- American Society of Clinical Oncology ASCO. Breast cancer. [Internet]; 2019; [acesso em outubro de 2019].
- National Comprehensive Cancer Network NCCN. Guidelines Version 3.2019. Breast cancer. [Internet]; 2019; [acesso em outubro de 2019].
- Jomar RT, Bispo VRS. The most common nursing diagnosis among adults/seniors hospitalised with cancer: integrative review. ecancer. 2014;Sep3;8:462.