Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

A história por trás do Outubro Rosa

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Outubro é conhecido mundialmente como o mês da campanha de prevenção e diagnosticar precocemente o câncer de mama. A finalidade do movimento é intensificar o compartilhamento de informações sobre a doença e, mais recentemente, sobre o câncer no colo do útero. Mas você sabe o motivo pelo qual outubro foi escolhido para abraçar a causa?

A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde os estados se organizaram para a promoção de ações sobre a doença, porém não havia um período concreto para difundir o tema. Em pouco tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o câncer de mama.

O movimento tomou força, sendo chamado de Outubro Rosa, no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, foi entregue aos participantes pela primeira vez, o laço cor-de-rosa. Desde então ele tornou- se um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês.

A regularidade no autoexame pode ser decisiva para a promoção de um tratamento com maior eficácia da doença. Se faz extremamente necessário estimular a realização dos exames o mais cedo possível, principalmente entre mulheres que compõem o grupo de risco.

Em 2021, o Outubro Rosa tem como objetivo a divulgação de informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

E é claro que o Nursebook não poderia ficar de fora e deixar um mês tão significativo, com tamanha importância, passar despercebido, não é mesmo? Vamos desenvolver inúmeras ações durante todo o mês de outubro, para corroborar com a campanha e fornecer aos profissionais de enfermagem ainda mais informações, debates e reflexões acerca do tema. 

Saiba mais: A importância da enfermagem na prevenção do câncer de colo de útero

outubro rosa

Câncer de mama e o Outubro Rosa

Este tipo de câncer é o que mais acomete mulheres por todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. 

Só no no Brasil foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Como principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama estão:

  • Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido;
  • Pele com aspecto de casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Mama com tons avermelhados;
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores contribuem com o desenvolvimento da doença entre as mulheres. Alguns dos fatores de risco para o Câncer de Mama são: 

  • Sexo feminino;
  • Idade acima de 55 anos;
  • Mamas densas;
  • Menarca antes dos 12 anos;
  • Menopausa após 55 anos;
  • Alcoolismo;
  • Histórico familiar de doença oncológica;
  • Etnia: mulheres brancas são mais propensas, porém mulheres negras descobrem antes dos 45 anos;
  • Fatores genéticos, principalmente com alterações nos genes BRCA1 e BRCA2.

A mulher que possui esses fatores genéticos têm risco elevado para câncer de mama.

Gostaria de saber mais informações sobre o Câncer de Mama? Acesso o app do Nursebook no seu celular Android ou iOS ou entre pelo computador, através do Nursebook Web e tenha acesso a este conteúdo na íntegra e a mais de 5000 outros conteúdos formulados inteiramente de Enfermeiros para os Profissionais de Enfermagem. 

Autora:

Referências bibliográficas:

  • https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce
  • Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA. A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. Rio de Janeiro: INCA; 2019.
  • Cardoso F, Kyriakides S, Ohno S et al. Early Breast Cancer: ESMO Clinical Practice Guidelines. Ann Oncol 2019;30:1194-1220.
  • American Society of Clinical Oncology ASCO. Breast cancer. [Internet]; 2019; [acesso em outubro de 2019].
  • National Comprehensive Cancer Network NCCN. Guidelines Version 3.2019. Breast cancer. [Internet]; 2019; [acesso em outubro de 2019].
  • Jomar RT, Bispo VRS. The most common nursing diagnosis among adults/seniors hospitalised with cancer: integrative review. ecancer. 2014;Sep3;8:462.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar