O papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na busca ativa de mulheres no Outubro Rosa

A Atenção Primária à Saúde (APS) tem um papel fundamental na orientação da população e no monitoramento dos indicadores de saúde.

A Atenção Primária à Saúde (APS) tem um papel fundamental na orientação da população e no monitoramento dos indicadores de saúde. Nesse sentido, é imprescindível a construção de estratégias e realização de ações em saúde nos meses em que ocorrem Campanhas Nacionais. Em outubro, por exemplo, comemora-se a campanha de conscientização da prevenção e controle do câncer de mama e são realizadas diversas ações de promoção à saúde com incentivo ao empoderamento e autocuidado feminino. 

Leia também: Autoconhecimento e empoderamento feminino com foco na saúde da mulher

outubro rosa - nurse 02

Importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama ocorre devido à multiplicação desordenada de células anormais da mama, gerando um tumor com grande potencial para invadir outros órgãos. Essa neoplasia maligna é a que apresenta maior incidência internacional nas mulheres e a segunda maior incidência no Brasil, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos, e também a principal causa de óbito por neoplasias. Outro agravo de grande relevância na promoção da saúde da população feminina é o câncer de colo uterino (CCU), que tem maior evidência em mulheres de 25 a 64 anos.  Nesse contexto, é indispensável realizar o diagnóstico precoce das mulheres nas faixas etárias com maior risco de surgimento das lesões neoplásicas a fim de evitar o seu estadiamento.   

O diagnóstico precoce do CA de mama e do CCU está intrinsicamente ligado à promoção da saúde e à busca ativa das mulheres que estejam incluídas no grupo de risco. Sendo assim, a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio das equipes de Saúde da Família (eSF), realiza a investigação de mulheres que estejam sem resultados de citologias de colo uterino há mais de 3 anos e mamografia há mais de 2 anos. Esse monitoramento é realizado por todos os profissionais de saúde incluídos no cuidado, inclusive pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), que é um grande marco para construção de vínculo com a população. 

Mensagem final

Nesse sentido, quanto maior for o acesso e a oferta de atendimento à saúde para a mulher, maior será o indicador referente ao acompanhamento. A consequência de bons indicadores em saúde é o aumento do empoderamento feminino com o autocuidado e um menor risco de casos graves e óbitos. 

Saiba mais: Educação continuada para agentes comunitários de saúde (ACS): educação entre pares no Outubro Rosa

Frente a essa realidade, é possível afirmar a importância do papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na busca ativa de mulheres no contexto do atendimento da saúde da mulher e na prevenção do CCU e mama durante todo o ano, com incentivo a essas ações no Outubro Rosa.

Referências bibliográficas:

  • Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária. Fascículo: Enfermagem no Cuidado dos Ciclos de Vida no Contexto da Atenção Primária à Saúde. Rio de Janeiro, 2017.
  • INCA. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero – 2ª ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.
  • Ministério da Saúde (BR). Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres. Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2ª ed. Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades