Leia mais:
Leia mais:
5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento
Blog do Nurse: junho, o mês da visibilidade e representatividade! 
A felicidade como instrumento de promoção à saúde
Você sabe quais são as nações mais saudáveis do mundo?
Enfermeiros: como conquistar posições de liderança na saúde?

Educação continuada para agentes comunitários de saúde (ACS): educação entre pares no Outubro Rosa

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) são profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, nas equipes de Saúde da Família (esF). A lógica de trabalho sugere que esses profissionais residam e conheçam o território que atuam, identificando diagnósticos de saúde e problemas sociais. Por meio de visitas domiciliares (VD) os ACS monitoram o território e auxiliam as famílias no cuidado em saúde, inclusive realizando orientações.

Nesse contexto, para garantir a prevenção de doenças e promoção da saúde as visitas são realizadas com foco nos ciclos de vida. Considerando o mês de outubro e a história por trás do Outubro Rosa, vê-se necessário capacitar os ACS para que orientem as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo uterino. 

agentes comunitários

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Educação continuada e Educação entre Pares

As unidades de saúde, cada vez mais, vêm trabalhando a relevância da educação continuada nos ambientes de trabalho. Nesse sentido, os ACS, que em sua maioria não possuem formação em saúde e sim acadêmica de nível médio, são grandes veículos de educação entre pares (EP) e educação em saúde com os usuários cadastrados nas eSF. Sendo assim, é imprescindível a capacitação dos profissionais por intermédio de treinamentos, oficinas, rodas de conversas e outros recursos que permitam a potencialização dos saberes e a autonomia profissional com a educação continuada.

Leia também: Médicos Sem Fronteiras: Um caminho para a enfermagem humanitária

Outra ferramenta essencial para destaque é a Educação entre pares (EP) ou peereducation, que é uma das práticas utilizadas na promoção da saúde e é favorável ao autocuidado e autogerenciamento da comunidade. A proximidade com a população e a existência de perfil semelhante garante a troca de saberes entre os ACS/usuários (pares). Desse modo, o ACS que passa por educação continuada tem autonomia e recursos em saúde para ser um promotor de saúde.

A importância do ACS no Outubro Rosa 

Durante o Outubro Rosa ocorre o incentivo de autocuidado e ao diagnóstico precoce das mulheres de 50 a 69 anos. Concomitante a isso, as unidades de saúde promovem ações de promoção à saúde de mulheres em idade fértil, ao aumentar a oferta de coletas citopatológicas de colo uterino para mulheres em idade fértil, melhorando o acesso de muitas mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais: Como a Estratégia Saúde da Família ajuda a organizar o SUS?

Entendendo a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer, os ACS são atores indispensáveis na divulgação das ações, na orientação e na educação e promoção da saúde. Cabe destacar que no dia 04 de outubro também se comemora o dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), e como vimos é uma categoria profissionais fundamental no Outubro Rosa e no fortalecimento do SUS e da APS.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Marins MR, Daher DV, et al. Arteterapia e educação entre pares conectando o grupo: Relato de experiência. Rev Bras Enferm. 2020; 73(5):e20180958. 2020. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0958
  • Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Módulo 2: Saúde da Mulher. Paraná, 2020.
  • Portaria nº 2.436, de 21 de Setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único e Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. 
  • Silva ACA, Silva ALC. A Educação continuada e permanente em enfermagem no Brasil: uma revisão integrativa. Revista Educação em Saúde. 2019;7(1):67-63. doi: 10.29237/2358-9868.2019v7i1.p67-73.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar