A Nefrologia é a especialidade médica que estuda e trata o sistema urinário, principalmente os rins. Neste post, conheça três casos clínicos que podem ser resolvidos com a ajuda dos clinical drops da categoria.
Veja mais: Sepse: devo acompanhar o lactato? (caso clínico)
Em seu primeiro plantão em emergência, você admite uma paciente dialítica com função renal residual com suspeita de tromboembolismo pulmonar. Há indicação de tomografia contrastada.
Diante do quadro, temos a necessidade de dialisarmos a paciente imediatamente após o exame, pensando em evitar nefropatia induzida por contraste?
Tire esta e outras dúvidas neste vídeo.
Paciente idoso apresentando diarreia líquida sem sangue, muco e/ou pus em grande quantidade. Refere mais de dez episódios em 24 horas, associado a dor abdominal tipo cólica de leve intensidade, difusa, sem irradiação e náuseas. Nega vômitos e febre.
Exame laboratorial com série vermelha, branca e função renal sem alterações, sódio 136 e potássio 2,5 (hipocalcemia).
Confira no vídeo dicas de como fazer a reposição de potássio neste caso.
Paciente, idoso, hipertenso e portador de DRC estágio 3, chega ao consultório com queixa de “descontrole da pressão” e diz:
– Dr(a), minha pressão tá subindo. Não fica menor que 16×7 e tenho me sentido mais inchado. Esses remédios que tomo não estão resolvendo.
Como opção terapêutica, o médico pensou em acrescentar na prescrição do paciente a clortalidona. Será que esse medicamento é eficaz em DRC? Confira no vídeo.
A categoria Clinical Drops já está disponível no Whitebook Web! 🙂 Onde encontrar? Clinical Drops – Nefrologia
Abraços!
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED