A indicação de suplementos alimentares para lactentes deve ser feita pelo pediatra, seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a anemia por deficiência de ferro é muito comum e o ferro é essencial para o bom desenvolvimento e crescimento adequado do bebê. No Whitebook, já existem mais de 900 produtos relacionados, com indicação e dosagem recomendada. Legal, né?
Com isso, a SBP recomenda a suplementação do ferro desde os 6 meses de vida para recém-nascidos a termo em aleitamento materno exclusivo e desde os 30 dias de vida para o lactente com peso menor que 2.500 gramas. Essa suplementação é indicada até os 2 anos de vida.
Veja mais: ITU em lactentes: cursos mais curtos de antibióticos intravenosos são eficazes
Além do ferro, a SBP recomenda a suplementação de vitamina D de forma preventiva para lactentes desde a primeira semana de vida até os 2 anos de idade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a suplementação das vitaminas A, D e dos minerais ferro e zinco desde os 6 meses de idade.
Já existem suplementos com todos esses componentes disponíveis no mercado. Dependendo da idade e do tipo de dieta do lactente, o médico pode optar pelo suplemento de uma única vitamina ou outro mais completo.
Na categoria Suplementos Alimentares no Whitebook, você encontra dezenas de opções com informações e dosagens indicadas. Conheça!
Onde encontrar a categoria no app?
O profissional deve estar atento às advertências presentes no rótulo ou no folheto dos suplementos, pois alguns produtos podem conter derivados de leite, soja, amendoim, entre outros, e o paciente pode ser alérgico.
Continue acompanhando o Blog do Whitebook para não perder nenhuma novidade da maior plataforma médica do Brasil! 😊
Até a próxima.
Coautora: Geisa Lucho – Chefe da Área de Farmácia
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED