Suplementos alimentares para lactentes: quais são as indicações?

A prescrição de suplementos alimentares para recém-nascidos deve ser feita conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

A indicação de suplementos alimentares para lactentes deve ser feita pelo pediatra, seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a anemia por deficiência de ferro é muito comum e o ferro é essencial para o bom desenvolvimento e crescimento adequado do bebê.  No Whitebook, já existem mais de 900 produtos relacionados, com indicação e dosagem recomendada. Legal, né?

Com isso, a SBP recomenda a suplementação do ferro desde os 6 meses de vida para recém-nascidos a termo em aleitamento materno exclusivo e desde os 30 dias de vida para o lactente com peso menor que 2.500 gramas. Essa suplementação é indicada até os 2 anos de vida.  

Veja mais: ITU em lactentes: cursos mais curtos de antibióticos intravenosos são eficazes

Além do ferro, a SBP recomenda a suplementação de vitamina D de forma preventiva para lactentes desde a primeira semana de vida até os 2 anos de idade. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a suplementação das vitaminas A, D e dos minerais ferro e zinco desde os 6 meses de idade.  

Já existem suplementos com todos esses componentes disponíveis no mercado. Dependendo da idade e do tipo de dieta do lactente, o médico pode optar pelo suplemento de uma única vitamina ou outro mais completo. 

Na categoria Suplementos Alimentares no Whitebook, você encontra dezenas de opções com informações e dosagens indicadas. Conheça!

Onde encontrar a categoria no app? 

O profissional deve estar atento às advertências presentes no rótulo ou no folheto dos suplementos, pois alguns produtos podem conter derivados de leite, soja, amendoim, entre outros, e o paciente pode ser alérgico. 

Continue acompanhando o Blog do Whitebook para não perder nenhuma novidade da maior plataforma médica do Brasil! 😊 

Até a próxima. 

Coautora: Geisa Lucho – Chefe da Área de Farmácia

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades