O que não pode faltar na organização financeira de clínicas e consultórios

Tem dúvidas em relação à área financeira ? Aqui você conhecerá medidas que são cruciais para garantir que a sua gestão de clínica e consultório corra bem! Vamos lá? 

Garantir a gestão, tanto financeira quanto administrativa, de clínicas e consultórios é uma tarefa essencial para assegurar os lucros dessas instituições. Aliás, essa tarefa deve ser pensada como prioridade entre os profissionais da área da saúde sempre, pois a realidade é clara: é impossível manter uma clínica ou um consultório se não houver lucro. Confira o conteúdo deste mês produzido pela Contabileasy para o Portal PEBMED. 

O médico, ou outro profissional da área da saúde, precisa ter o conhecimento básico de gestão financeira para assim conseguir administrar os seus negócios com mais autonomia e segurança! E, claro, através disso ele poderá melhorar a qualidade de seus serviços e proporcionar melhores experiências ao paciente.  

Se você tem dúvidas em relação a essa área, não se preocupe! Aqui você conhecerá algumas medidas que são cruciais para garantir que a sua gestão financeira ocorra de forma eficiente! Vamos lá? 

 

Os três processos principais da gestão financeira 

A gestão financeira é um conjunto de práticas que possuem o objetivo de analisar e controlar toda atividade financeira do seu negócio, que nesse caso seria a sua clínica ou consultório. Nessa área, estão incluídos três processos que você não pode esquecer de realizar: plano orçamentário, análise do fluxo de caixa e controle de capital de giro.  

O fluxo de caixa é a etapa responsável pelo registro e acompanhamento de todas as movimentações que ocorrem com o dinheiro da organização, ou seja, é uma das atividades que não pode faltar na sua gestão financeira de jeito nenhum! Nessa hora é preciso ter atenção aos mínimos detalhes, pois você precisará registrar até mesmo os valores pequenos.  

Já no planejamento orçamentário, o processo vai mais além. Através desse planejamento, você terá que fazer uma estimativa de todas as movimentações financeiras para os meses subsequentes. Ele tem o objetivo de funcionar como uma estratégia para evitar situações de risco e também para analisar possíveis despesas, custos e investimentos futuros.  

Agora chegamos no último, mas não menos importante: o controle de capital de giro. O capital de giro nada mais é que uma reserva de dinheiro para realizar o pagamento de todos os custos básicos e obrigatórios da sua clínica: impostos, salários de funcionários, despesas e etc. 

 

A análise dos indicadores de desempenho 

Os indicadores de desempenho são instrumentos fundamentais para te dar uma visibilidade ampla e geral dos resultados das atividades de sua clínica. É através desses indicadores que você saberá identificar as possíveis falhas do mês, analisará os procedimentos médicos que geraram mais renda e etc.  

Tendo acesso a esse recurso, você conseguirá analisar o indicador de faturamento, por exemplo. É por meio desse ponto que você verá quanto a sua clínica lucrou com todos os atendimentos e procedimentos médicos.  

Sendo assim, tendo acesso a esse tipo de informação, você conseguirá ver os próximos passos que a sua clínica poderá realizar com segurança. 

 

O valor das consultas e a importância das notas fiscais 

Para determinar um valor para sua consulta, é preciso passar por um processo específico. Esse processo envolve saber o custo da sua hora clínica!  

Bom, para saber o valor do custo é muito simples. Basta fazer uma soma de todas as suas despesas fixas no mês (incluindo salários para funcionários, contas e etc) e dividir todo esse valor pelas horas de atendimento. 

E, claro, a emissão das notas fiscais não pode ser deixada de lado de jeito nenhum! Nessas horas, elas serão as ferramentas essenciais pois contém informações cruciais para realização do controle financeiro. Além dos atendimentos da sua clínica serem formalizados através dessas notas, também não podemos esquecer que é um direito do paciente ter acesso a elas. 

 

Conheça a Contabileasy 

Gerenciar e administrar uma clínica (ou um consultório) não é fácil, não é mesmo? Isso tudo pode se tornar mais prático se você tiver a ajuda e direcionamento da contabilidade certa. A Contabileasy trabalha para que a sua preocupação, foco e atenção do médico estejam voltados apenas os seus pacientes e nada mais.  

A missão do projeto é desburocratizar e simplificar toda a contabilidade da organização médica. Entre em contato e conte com auxílio para que a gestão financeira de sua empresa!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades