Cuidados para o médico ao usar o endereço residencial na abertura de empresa

Usar o próprio endereço residencial para abrir uma empresa, não é a opção mais viável, seja por questões econômicas ou condominiais.

Todo médico que não possui estabelecimento próprio (clínica ou consultório) pode abrir a empresa com o próprio endereço residencial. Essa prática é muito comum entre os médicos plantonistas que desejam receber apenas pelos seus plantões. 

Leia mais: Cuidados que todo médico deve ter ao prestar plantão coringa

No entanto, usar o próprio endereço residencial não é a opção mais viável, pois os dados não ficariam em sigilo. Além disso, alguns condomínios residenciais não permitem que a empresa seja constituída com o endereço do local.

Sendo assim, com o objetivo de te manter prevenido em relação a essa situação, separamos os principais riscos que você teria que enfrentar, caso abrisse a sua empresa no seu próprio endereço residencial.

empresa

A falta de flexibilidade do endereço residencial 

Se você utilizar o próprio endereço residencial para constituir a sua empresa, sempre existirá uma preocupação na hora de mudar o endereço! Nesse caso, a mudança de endereço residencial significa mais burocracia e mais dor de cabeça.  

Essa situação ocorre porque a mudança de endereço residencial automaticamente implica em uma mudança no endereço da empresa também! Afinal, os dois estão atrelados. 

Em casos como esse, você precisaria entrar em contato com o seu contador para explicar a sua situação. Depois disso, ele teria que realizar o processo de alteração contratual (vale ressaltar que haveria custos para realizar esse processo).   

A falta de economia com os impostos   

As taxas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) variam significativamente de uma cidade para outra, então você precisa verificar essa questão com o contador. Ele será o profissional responsável por analisar o valor exato que você pagará de IPTU, caso utilize o próprio endereço residencial.   

No entanto, vale lembrar que algumas prefeituras dobram o valor do IPTU para empresas constituídas em endereço residencial! Sendo assim, essa questão também precisa ser analisada pelo profissional com muito cuidado.  

Mais burocracia e menos segurança  

O processo para utilizar o próprio endereço residencial é muito burocrático e demorado, pois você precisaria separar toda documentação necessária para enviar ao seu contador.   

Além disso, como já falamos anteriormente, o seu endereço residencial ficaria exposto, pois ele estaria diretamente vinculado ao endereço da sua empresa.  

Veja também: Como não cair na malha fina: dicas para médicos na declaração do IR

A Contabileasy MED é uma contabilidade especializada em profissionais da saúde. Ou seja, ela entende todas as particularidades burocráticas da sua profissão. Além disso, ela fornece múltiplas soluções para oferecer praticidade aos seus clientes.   

Para evitar as situações descritas acima, a Contabileasy MED oferece a melhor solução: o cliente pode abrir a empresa utilizando o endereço virtual da própria contabilidade. A prática é totalmente legal, e oferece vários benefícios.   

Ao utilizar o endereço virtual da empresa, você estaria garantindo a economia (O valor do IPTU não é dobrado), a facilidade burocrática (o processo é ágil e sem custos adicionais) e a segurança do seu negócio (os seus dados ficarão em sigilo).  

Ficou interessado? Então entre já em contato com a Contabileasy MED e fale diretamente com os especialistas! 

Este artigo foi produzido em parceria com a Contabileasy Med.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades