Como não cair na malha fina: dicas para médicos na declaração do IR

De forma geral, há muitos erros simples que podem fazer um médico cair na malha fina, por isso listamos quatro deles que são considerados os principais.

O período de declaração do Imposto de Renda 2023 finalmente iniciou e aposto que muitas dúvidas começaram a surgir nesse momento. E, claro, não podemos esquecer de uma das maiores preocupações dos médicos e da maioria dos contribuintes nessas horas: a malha fina. 

Este artigo foi produzido em parceria com a Contabileasy Med 

Afinal, ninguém quer lidar com mais questões burocráticas e com o possível risco de pagar multas e sofrer graves penalidades, certo? Sendo assim, para te manter informado e totalmente prevenido contra os riscos de cair na malha fina, mostraremos os principais tópicos que envolvem esse tema. 

Saiba mais: Declaração de Imposto de Renda para médicos: confira as regras de 2023

Os principais erros que levam a cair na malha fina  

De forma geral, há muitos erros simples que podem fazer isso acontecer com um médico, por isso vamos listar quatro que são considerados os principais. São eles:
 

  1. Omissão do CPF dos pacientes: na hora de declarar as despesas médicas, o CPF de cada paciente precisa ser informado, assim como o valor dos serviços que você prestou. Se essa informação estiver errada ou em pendência, a Receita Federal analisará essa situação com mais atenção. 
  2. Falta de comprovação: é nesse momento que surge a importância da nota fiscal. Se você não conseguir comprovar a sua renda através de recibos ou notas fiscais, com certeza a sua declaração será questionada pela Receita.  
  3. Omissão de informações: cuidado ao omitir algum rendimento que foi obtido ao longo do ano. Esse fato acontece muito quando o médico trabalha em diferentes locais e se esquece de incluir um deles na sua declaração. A Receita Federal pode notar essa inconsistência. 
  4. Pagamento por plantões coringas: quando o médico recebe um pagamento ao pegar um plantão coringa, ele, na verdade, está recebendo um valor que não está vinculado à instituição que trabalha. Nesse caso, o valor recebido não poderá ser emitido no seu IR, já que está relacionado à nota fiscal de outra pessoa. 

 As consequências de cair na malha fina 

Sem dúvidas, a principal consequência de cair na malha fina são as multas. A multa que a Receita Federal aplica pode variar de 1% a 20% do valor que você deve. E, claro, tudo dependerá também do nível da infração que você cometeu. 

Além disso, não será possível receber a restituição até que a sua situação esteja totalmente regularizada, então não espere restituir nenhum valor até lá. 

Também não podemos esquecer que o CPF do contribuinte que caiu na malha fina corre um sério risco de ser retido pela Receita Federal. Se isso realmente acontecer, ele fica impossibilitado de realizar diversas ações, como: abrir uma conta no banco, pedir empréstimos de qualquer valor, fazer um passaporte, realizar compras com o cartão de crédito, entre outras.  

Veja também: 3 dicas para desburocratizar a contabilidade para médicos

Como evitar a malha fina no Imposto de Renda para médicos? 

O primeiro passo é não fazer o Imposto de Renda sozinho. Afinal, sua rotina já é acelerada por conta do trabalho, então provavelmente você deixaria alguma informação passar sem querer.  

O segundo passo para evitar a malha fina é procurar uma contabilidade que conheça a fundo cada particularidade burocrática da sua profissão. Esse fato é primordial para deixar o processo mais seguro e livre de possíveis divergências. 

Nesse caso, você pode procurar a Contabileasy Med, a primeira contabilidade digital exclusiva para profissionais da saúde. Na Contabileasy Med, a missão é otimizar o seu tempo e manter a saúde dos seus negócios. Entre já em contato!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades