A aspiração orotraqueal é um procedimento amplamente utilizado nos pacientes em ventilação mecânica. No Whitebook, você encontra os conteúdos Aspiração Orotraqueal Sistema Aberto e Aspiração Orotraqueal Sistema Fechado, ambos na categoria Procedimentos.
Em função dos efeitos da intubação orotraqueal, sedação e da ventilação mecânica, é reduzida a eficácia dos mecanismos naturais de depuração da via aérea ao se considerar que o reflexo da tosse é prejudicado. Por conseguinte, há aumento da produção de secreções traqueais.
Veja mais: Diretrizes francofônicas abordam o manejo da bronquiolite viral aguda em lactentes
Tal procedimento visa, portanto, a remoção de secreções traqueais, reduzindo o risco de obstrução do tubo orotraqueal por rolhas, o que resultaria em aumento do trabalho respiratório e na maior incidência de infecções pulmonares e atelectasias.
O sistema aberto requer a desconexão do circuito do ventilador, o que não é necessário no sistema fechado. Ademais, neste último há menor risco de contaminação e hipoxemia. Permite ainda a manutenção dos parâmetros cardiovasculares e necessita de menor tempo para ser realizado quando comparado ao sistema aberto.
Quer saber mais sobre a aspiração orotraqueal e as diferenças entre o sistema aberto e fechado? Acesse os conteúdos aspiração orotraqueal em sistema aberto e aspiração orotraqueal em sistema fechado no Whitebook!