Você acredita que faz uma boa gestão financeira do seu consultório, clínica médica ou hospital? Costuma pagar os serviços prestados aos sócios da sua empresa, como retiradas de dividendos/distribuição de lucros? Sabe em que essa prática pode influenciar na observação de seu resultado financeiro? Conhece bem as demonstrações financeiras da sua empresa?
A situação da segunda pergunta é muito comum e pode gerar um problema na hora de contabilizar o resultado financeiro do seu consultório, clínica ou hospital, já que o valor de retirada do médico para os serviços prestados não será contabilizado no resultado financeiro como um custo da operação.
Qual o impacto do médico/sócio fazer a retirada como dividendos/distribuição de lucros, e resultar na operação sendo “camuflada”?
No momento em que formos buscar o indicador de qual percentual da receita a empresa destina para o pagamento dos honorários médicos, temos um valor irreal. E isso pode dar a sensação de um “lucro” maior ou “prejuízo” menor do que o real.
Neste episódio da série sobre gestão de saúde, uma parceria entre a PEBMED e a Saúde Global, Raquel Rodrigues, consultora na Saúde Global explica sobre a importância de realizar o acompanhamento periódico dos resultados financeiros e contábeis.
Assista ao vídeo!
Saiba mais sobre a Saúde Global!
Análise periódica do resultado financeiro
A importância das demonstrações contábeis fica clara na análise da situação financeira e patrimonial de uma empresa. Esse é um instrumento de gestão econômica que possibilita ao empresário conhecer os resultados de seu negócio. É de suma importância realizar uma apuração mensal de resultados!
Se a empresa já mantém controles financeiros organizados e atualizados, então tem as informações necessárias para fazer a apuração dos resultados mensais. Essa apuração deve ser feita depois do fim do mês, ou seja, no início do mês seguinte, quando a instituição já possuir os dados confiáveis das operações do mês anterior.
Na prática, existem diversos relatórios contábeis desenvolvidos pelas organizações e entes regulatórios, podendo atender às mais variadas funções. Com eles, é possível mitigar problemas, otimizar processos e orientar suas equipes.
Podemos também:
- Registrar dados sobre a posição patrimonial da empresa;
- Analisar o fluxo financeiro da companhia;
- Apurar impostos;
- Conferir os lucros ou prejuízos acumulados;
- Organizar entradas e saídas.
Para a sua empresa crescer de forma sustentável, mantendo compliance e governança, é sempre importante recorrer às demonstrações financeiras no contexto do processo decisório de sua alta gestão com o máximo de transparência possível.