Leia mais:
Leia mais:
A dependência a anabolizantes
#BombaTôFora: campanha conscientiza contra uso de anabolizantes
Uso de esteroides anabolizantes afeta estrutura do cérebro; saiba como orientar seu paciente

A dependência a anabolizantes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A sociedade tem dado muita importância a beleza e a aparência corporal. O aumento de medidas de modificação do corpo com atividade física e nutrição. Nas últimas décadas o uso de suplementos, de cuidado físico com o corpo, com dietas e procedimentos cirúrgico, aumentaram pelo objeto de desejo em possuir um tipo de corpo padronizado pela mídia. O corpo como alvo de investimento crescente. Nesse cenário, o uso de anabolizante cresceu com efeitos que podem contribuir para o corpo esperado ou “ideal”. O desejo por esse corpo que sofre influência da mídia leva ao uso de anabolizantes. A intenção desse uso é desenvolver massa muscular e a perda de gordura corporal, transformando o corpo no “corpo sarado”. O uso é observado principalmente em jovens do sexo masculino, mas já passando para o uso aumentado do gênero feminino. Aumento de massa muscular, perda de peso, melhorar o desempenho atlético são alguns dos fatores que fazem a pessoa utilizar anabolizantes.

Mesmo sendo essas substâncias de venda proibida, o acesso aos anabolizantes é fácil entre jovens e adultos, havendo um mercado clandestino das substâncias no Brasil. Na maioria das vezes, o uso se dá para jovens de 20 a 30 anos e estão ligados a prática da musculação. Podemos considerar uma problemática invisível principalmente pelos sofrimentos psíquicos que podem causar. As complicações são frequentes e podem levar a morte. Por isso, reforça-se a necessidade de prevenção e da compreensão que o fenômeno é um problema de saúde pública. Os esteroides androgênicos anabolizantes são substâncias sintéticas ou semisintéticas quimicamente relacionadas ao hormônio sexual masculino, testosterona. Esses são produzidos na suprarenal e por ovários e testículos, gerando efeitos androgênicos e anabólicos. Provocam o crescimento de órgão reprodutor masculino e das características sexuais da pessoa. A condição anabólica provoca aumento da síntese protéica.

Os anabolizantes foram desenvolvidos para uso terapêutico. Usados para doenças que gerem balanço protéico negativo. Aumentam a síndrome protéica, geralmente utilizado para tratamento de doenças como cânceres, sarcopenia, osteoporose, hipogonatismo etc. Os anabolizantes aumentam a força e a massa muscular. Por esse motivo, são utilizados no uso do objetivo do corpo. Os usuários costumam fazer ciclos em doses cada vez maior. Consumida de forma progressiva em alguns padrões de uso, da seguinte forma: Ciclos (uso de diversas doses com períodos de pausas); pirâmide (de pequenas dosagens com aumentam de forma progressiva até o máximo possível e após a redução até níveis mínimos); padrão (uso de diferentes tipos de esteroides de forma simultânea).

Efeitos androgênicos e anabólicos da testosterona

Efeitos androgênicos

Efeitos anabólicos

Crescimento peniano

Aumento de massa muscular

Espessamento de cordas vocais

Aumento da concentração de hemoglobina

Aumento da libido

Aumento de hematócrito

Aumento da secreção glandular sebácea

Aumento da retenção de nitrogênio

Aumento de pelos no corpo

Redução do estoque de gordura corporal

Padrão masculinizado

Aumento da decomposição de cálcio nos ossos

(DIEHL et.al, 2011)

Há de se compreender que os efeitos dos anabolizantes são diferentes dos potenciais efeitos colaterais dos anabolizantes em usuários do serviço de saúde. Vamos listar alguns dos principais efeitos adversos dos anabolizantes. A dependência de anabolizantes foi constatada na literatura e são divididas em estágios. No primeiro estágio, os usuários buscam desenvolver o tamanho dos corpos relacionados a imagem corporal e ao desempenho atlético. O uso geralmente é acompanhado com dieta e modificação dos hábitos de vida. O estágio 2 relaciona-se a uma dependência química, pode ocorrer a fissura, um comportamento de uso compulsivo que podem causar sérios danos. Vamos conhecer esses danos:

  • Cefaleia;
  • Desenvolvimento de seios;
  • Danos hepáticos;
  • Danos urinários e intestinais;
  • Comportamento agressivo;
  • Problema nas articulações;
  • AVC;
  • Calvície;
  • Doenças cardíacas e pressão arterial aumentada;
  • Náuseas;
  • Impotência;
  • Hiperplasia prostática;
  • Redução da produção de espermas;
  • Encolhimento dos testículos;
  • Lesões em tendões.

Acnes

Nas mulheres a redução do tamanho dos seios, o aumento do clitóris, aumento de pelos corporais, alteração na voz, problemas menstruais são os maiores problemas encontrados. Muitas outras condições podem ser afetadas como os sistema musculoesquelético, dermatológico, hepático reprodutor, pulmonar, cardiovascular podem ser comprometidos. Pode acorrer algumas infecções, complicações e morte. A anamnese é importante para que nós profissionais possamos compreender as escolhas do usuário e o grau de dependência. Compreender as relações com o uso é importante para que intervenções possam ser realizadas. Alguns exames laboratoriais podem ser analisados para avaliação do estado de saúde. Os efeitos a longo prazo podem ser maléficos para a saúde, mas o acompanhamento médico na utilização é fundamental para evitar danos diversos.

É importante que a equipe de enfermagem faça da consulta de enfermagem um espaço importante para o cuidado. È um momento onde pode-se construir um projeto terapêutico singular (PTS) para que junto ao usuário, o profissional possa construir metas que possibilitem a melhoria de problemas identificados. Alteração do pensamento, alteração da visualização da imagem corporal são os principais possíveis diagnósticos de enfermagem que podem ser trabalhados, ou questões que envolva essas questões. Realize os diagnósticos, defina metas, faça a divisão de responsabilidades e sempre faça a reavaliação do usuário. Lembre-se de compreendê-lo e tratá-lo de forma empática.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Bezerra, A. S., & Silva, J. dos S. (2020). O uso de esteroides anabólicos por praticantes de musculação da cidade de Patos-PB. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 13(82), 896-901. # Diehl, A. Cordeiro, D.C. e laranjeira R. Dependência Quimica: prevenção, tratamento e políticas públicas. Porto Alegre: Artmed, 2011, 528 p. # Oliveira Luana Lima de, Cavalcante Neto Jorge Lopes. Fatores sociodemográficos, perfil dos usuários e motivação para o uso de esteroides anabolizantes entre jovens adultos. Rev. Bras. Ciênc. Esporte . 2018  Sep ;  40( 3 ): 309-317.  
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.