A localização da dor pré-operatória afeta os resultados funcionais das artroplastias de quadril por osteoartrose?

A artroplastia total do quadril é opção para quem tem osteoartrose. Veja a relação entre dor pré-operatória e os resultados pós-operatórios.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A artroplastia total do quadril (ATQ) vem sendo cada vez mais realizada em pacientes com osteoartrose com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessa população (em sua maioria idosa) e aumentar a capacidade funcional. Não podemos esquecer que também é realizada em pacientes um pouco mais jovens com doenças reumatológicas com resultados um pouco inferiores.

A dor dos pacientes com osteoartrose pode ser localizada na região do grande trocanter (77%), virilha (53%), anterior da coxa (42%), glútea (38%), joelho (17%) ou perna (15%). Na displasia acetabular, a dor é sentida na região da virilha em 72% das vezes e lateral em 66%. No impacto femoroacetabular, a dor na virilha chega a 83%. Nenhum estudo havia mostrado até hoje a associação entre a característica da dor pré-operatória e os resultados pós-operatórios em pacientes com osteoartrose submetidos a ATQ.

Leia também: Qual o resultado a longo prazo da osteotomia de encurtamento da ulna?

Complicações entre as diferentes vias de acesso na Artroplastia Total do Quadril

O Estudo

Foi publicado recentemente na revista “Bone and Joint Open” um estudo prospectivo com 336 quadris submetidos à ATQ em um hospital no Texas com o objetivo de avaliar se a gravidade e localização da dor pré-operatória afetariam os desfechos funcionais pós-operatórios. Os pacientes foram operados entre dezembro de 2016 e novembro de 2019 e foram incluídos apenas os que tiveram osteoartrose como causa. Foram utilizados questionários de localização/gravidade da dor, Harris Hip Score (mHHS) modificado, Hip Outcome Score (HOS), pontuação internacional Hip Outcome Tool (iHOT-12) e análise radiológica. 

Houve uma diferença significativa nos escores do iHOT-12 entre os grupos com dor mais intensa na virilha e no trocânter (p = 0,039). Além disso, escores de mHHS mais favoráveis ​​foram relacionados à presença de dor pré-operatória no trocânter (p = 0,049), região lombar (p = 0,056), lateral da coxa (p = 0,034) e posterior da coxa (p = 0,005). Finalmente, a gravidade máxima da dor pré-operatória e o número de locais de dor não tiveram relação significativa com os resultados funcionais (gravidade máxima: HHS: p = 0,928, HOS: p = 0,163, iHOT-12 p = 0,233; número de locais de dor : HHS: p = 0,211; HOS: p = 0,801; iHOT-12: p = 0,112). 

Conclusão

Embora tenha havido uma diferença significativa nos escores do iHOT-12 entre os pacientes com dor mais intensa na virilha ou trocânter, e a presença de dor no trocânter, região lombar, lateral da coxa ou posterior da coxa tenha sido relacionada a maiores pontuações do mHHS , a maioria das características da dor pré-operatória não teve um impacto significativo nos resultados. Portanto, uma ampla gama de pacientes com osteoartrose de quadril pode esperar resultados semelhantes e favoráveis ​​da ATQ, apesar da diferente característica da dor pré-operatória. 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Everett BP, Sherrill G, Nakonezny PA, Wells JE. The relationship between patient-reported outcomes and preoperative pain characteristics in patients who underwent total hip arthroplasty. Bone Jt Open. 2022 Apr;3(4):332-339. doi: 10.1302/2633-1462.34.BJO-2021-0206.R1. PMID: 35440177.