Leia mais:
Leia mais:
Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna
Whitebook: como identificar asplenia na infância?
PEBMED e ILAS: manejo hemodinâmico na sepse [podcast]
ASAS atualiza as definições de lesões de espondiloartrite axial na RM de coluna
Você já ouviu falar em enfermagem forense?

A melhora da condição periodontal pode reduzir a mortalidade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A periodontite é uma inflamação crônica e destrutiva que leva à perda do tecido de suporte dos dentes e, eventualmente, à perda dentária e ao edentulismo.

Nos EUA, periodontite moderada a grave e edentulismo estão presentes em cerca de 64% e 33% dos adultos com 60 anos de idade ou mais, respectivamente.

Periodontite e perda dentária têm sido associadas a maiores riscos de doença cardiovascular. Entretanto, poucos estudos relataram associação entre periodontite e risco de doença cardiovascular em mulheres mais velhas.

Um estudo publicado recentemente pelo Journal of the American Heart Association avaliou 57.001 mulheres pós-menopáusicas com idade entre 55 e 89 anos (média de idade: 68 anos). A maioria era branca, não-hispânica e com pelo menos alguma instrução universitária. Houve 3.589 eventos incidentes de doença cardiovascular e 3.816 mortes durante uma média de seguimento de 6,7 anos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A periodontite não foi associada com doença cardiovascular, mas foi associada com maior mortalidade (hazard ratio [HR]: 1,12; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,05-1,21).

O edentulismo foi associado com maior risco de doença cardiovascular ajustados à idade e ao tabagismo (HR: 1,42; IC 95%: 1,27-1,59) e mortalidade (HR: 1,47; IC 95%: 1,32-1,63). O ajuste posterior eliminou a associação com doença cardiovascular, mas a mortalidade permaneceu significativamente aumentada (HR: 1,17; IC 95%: 1,02-1,33).

Esses resultados sugerem que a melhora da condição periodontal da população poderia reduzir a mortalidade.

Referência:

  • LaMonte MJ, Genco RJ, Hovey KM, Wallace RB, Freudenheim JL, Michaud DS, et al. History of Periodontitis Diagnosis and Edentulism as Predictors of Cardiovascular Disease, Stroke, and Mortality in Postmenopausal Women. J Am Heart Assoc [Internet]. 2017;e004518. Available from: https://jaha.ahajournals.org/lookup/doi/10.1161/JAHA.116.004518
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.