Leia mais:
Leia mais:
A higiene no cuidado à saúde: como lavar as mãos mudou o mundo?
5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento
Junho é o mês da visibilidade e representatividade!  [Blog do Nursebook]
A felicidade como instrumento de promoção à saúde
Você sabe quais são as nações mais saudáveis do mundo?

A relevância da saúde bucal na abordagem interdisciplinar do usuário da APS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No dia 20 de março, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Bucal. É importante destacarmos que os cuidados com a boca e os dentes podem prevenir doenças e agravos. Nesse contexto, na Atenção Primária a Saúde (APS) reforça-se a relevância de um cuidado interdisciplinar do usuário, com base na discussão de caso com diversos profissionais e o encaminhamento a outros profissionais de saúde.

É importante destacarmos que os cuidados com a boca e os dentes podem prevenir doenças e agravos, tornando a saúde bucal muito importante.

Saúde bucal de grávidas

É possível observar que durante o atendimento dos ciclos de vida, o enfermeiro pode auxiliar a saúde bucal do indivíduo. Na gestação, como, exemplo, as mulheres tem a maior tendência de apresentarem sangramentos gengivais, e é importante que haja um profissional apto para as orientações necessárias que ela precise nesse período. Nesse sentido, durante o pré-natal o enfermeiro deve encaminhar a gestante para avaliação odontológica.

Higiene bucal pediátrica

Após o nascimento, a higiene bucal, mesmo das crianças amamentada apenas no seio materno, é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos que podem geral infecções nessa criança. Um exemplo apropriado é a candidíase oral em bebês. Além disso, a adesão na infância produz hábitos saudáveis ao longo da vida.

Saúde bucal de adultos e idosos

Já na fase adulta e idosa, sabe-se que uma boa escovação e a utilização do fio dental podem prevenir agravos cardiovasculares. É importante que as doenças periodontais sejam avaliadas e tratadas nos pacientes com diagnóstico de diabetes e hipertensão, principalmente em uso de tabaco. Há outros agravos que sugerem encaminhamento para a equipe odontológica, como a tuberculose e o HIV. A importância desse acolhimento pela equipe de saúde bucal é garantir a acessibilidade de indivíduos mais vulneráveis, realizar educação em saúde e observar alterações de saúde bucal que podem estar associadas ao diagnóstico do paciente.

Considerando o acesso do usuário pela equipe odontológica, podemos destacar que durante a avaliação oral podem-se identificar alterações como: neoplasias, herpes, HPV, síndromes gripais e tuberculose.

Outro aspecto que vale destacar, é a estética, que influencia questões psicológicas e emocionais do indivíduo, e como consequência, afetando diretamente a sua qualidade de vida – relacionamentos afetivos ou emprego, como, exemplo. Dentro dessa realidade, convém salientar que o dentista, o técnico e o auxiliar de saúde bucal são profissionais que proporcionam o bem estar do indivíduo. Eles promovem medidas preventivas na conscientização dos cuidados com a cavidade oral, e curativas no tratamento dos dentes, gengivas e outros locais, seja na limpeza ou no clareamento dentário, nos implantes, nas cirurgias odontológicas, no tratamento de dentes danificados e nos aparelhos ortodônticos.

Cabe mencionar que a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) é caracterizada como “o impacto das doenças bucais sobre aspectos da vida cotidiana que são importantes para os pacientes e pessoas, com os impactos sendo de magnitude suficiente, quer em termos de frequência, gravidade ou duração, para afetar a percepção do indivíduo sobre sua vida em geral”.

Afinal, para que o usuário possua uma boa qualidade de vida, é essencial a abordagem interdisciplinar, de forma que diversos profissionais procurem realizar a integração complementando o cuidado para a saúde integral. Por fim, destaca-se a importância da saúde bucal como abordagem relevante na qualidade de vida em todos os ciclos de vida.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária. Fascículo: Enfermagem no Cuidado dos Ciclos de Vida no Contexto da Atenção Primária à Saúde. Rio de Janeiro, 2017. # Bendo, C. B., Martins, C. C., Pordeus, I. A., & Paiva, S. M. D. (2014). Impacto das condições bucais na qualidade de vida dos indivíduos. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, 68(3), 189-193. # Scherer, M. D. D. A., Pires, D. E. P. D., & Jean, R. (2013). A construção da interdisciplinaridade no trabalho da Equipe de Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, 18, 3203-3212. # Saintrain, Maria Vieira de Lima e Vieira, Luiza Jane Eyre de SouzaSaúde bucal do idoso: abordagem interdisciplinar. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2008, v. 13, n. 4
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.