Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Cardiologia / A síndrome de takotsubo poderia ser uma paraneoplasia
imagem 3d de um coração

A síndrome de takotsubo poderia ser uma paraneoplasia

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: < 1 minutos.

A síndrome de Takotsubo é uma disfunção cardíaca aguda relacionada a um estresse físico e/ou emocional. A apresentação mais comum é como uma síndrome coronariana aguda, mas não incomumente há quadros de arritmias e insuficiência cardíaca.

Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association levantou dados de uma coorte com 1604 pacientes com Takotsubo e observou uma associação com a presença de uma malignidade por ocasião do diagnóstico.

Leia mais: Síndrome de TakoTsubo: veja a nova diretriz para diagnóstico e tratamento

Nesta coorte, 16% dos pacientes apresentaram câncer, sendo os mais comuns mama, ginecológico ou próstata, gastrointestinal e pulmonar. Comparando com pacientes com Takotsubo e sem câncer, os com malignidade eram mais velhos, tiveram trigger físico (em relação ao psicológico) e se apresentaram com dispneia/IC (em comparação com SCA). Além disso, a mortalidade intra-hospitalar também foi maior no grupo com neoplasia maligna (6,7 vs 3,4%, p<0,05). 

Os autores recomendam no final que todo paciente internado com Takotsubo seja oferecido um screening das neoplasias, mas seguindo os métodos recomendados para a população de mesma idade/sexo. Ainda não há dados suficientes para uma investigação mais profunda, como fazemos, por exemplo, na TVP isolada.

Autor: 

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.