A suplementação de vitamina D previne fraturas em adultos?

Apesar de algumas referências recomendarem a suplementação de vitamina D na saúde dos ossos, outros dados mostram resultados inconsistentes.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

As fraturas ósseas são um problema importante de saúde pública cuja tendência é aumentar com o envelhecimento da população. Apesar de algumas referências recomendarem a suplementação de vitamina D para ajudar a manter a saúde dos ossos, os estudos que avaliam se essa conduta possui efeito na prevenção de fraturas demonstram resultados inconsistentes. Ensaios clínicos randomizados já apontaram benefício, dano e ausência de efeito da suplementação de vitamina D e a United States Preventive Services Task Force (USPSTF) avalia que há insuficiência de evidências para recomendar contra ou a favor à mesma. 

suplementação

O estudo

Para contribuir nesse sentido, um ensaio clínico randomizado, publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, testou se a suplementação de vitamina D resultaria em uma diminuição do risco de ocorrência de fraturas, quando comparada ao placebo. O estudo avaliou, durante cinco anos, 25.871 indivíduos – homens com 50 anos ou mais e mulheres com 55 anos ou mais -, nos Estados Unidos, não tendo sido eles selecionados por já possuírem deficiência de vitamina D, osteopenia ou osteoporose. Para o grupo que recebeu a suplementação, foi utilizada uma dose diária de 2000 UI. Os desfechos analisados foram fraturas em geral, fraturas não-vertebrais e fraturas de quadril. 

Após o período de acompanhamento, os pesquisadores identificaram 1991 fraturas no total, em 1551 participantes. O estudo não identificou efeito significativo da suplementação de vitamina D na redução de fraturas, quando comparada ao placebo, para nenhum dos desfechos selecionados. O resultado manteve-se mesmo após ajustes para variáveis (idade, sexo, etnia, IMC e nível sérico de 25-hidroxi vitamina D). De mesmo modo, não houve diferença significativa entre os grupos para a incidência de efeitos adversos, como hipercalemia ou cálculos renais.  

No grupo que utilizou a vitamina D, foram identificadas 769 fraturas em um total de 12.927 participantes; enquanto que no grupo que utilizou placebo, ocorreram 782 fraturas em um total de 12.944 participantes (IC 95%, 0,89–1,08) e a ausência de diferença significativa manteve-se nas fraturas não-vertebrais (IC 95%, 0,87–1,07) e nas fraturas de quadril (IC 95%, 0,70–1,47). 

Entre as limitações do estudo, encontra-se uma dificuldade de generalização dos resultados para pacientes internados, em asilos e para aqueles com osteoporose ou deficiência de vitamina D, já que a população selecionada não precisava atender a esses critérios. Além disso, apenas uma dose de suplementação foi avaliada nesse estudo (2000 UI por dia).

Leia também: Associação entre níveis de vitamina D e fatores de estilo de vida em mulheres

Conclusão

Ainda assim, com uma amostra populacional grande, o estudo demonstrou resultados consistentes. A suplementação de vitamina D não reduziu o risco de ocorrência de fraturas em adultos a partir da meia-idade geralmente saudáveis (não selecionados especificamente por já possuírem deficiência de vitamina D ou osteoporose). Novos estudos ainda são necessários para a definição de recomendações mais sólidas; no entanto, destaca-se mais uma vez a importância da diferenciação de populações assintomáticas e daquelas com fatores de risco no momento de tomada de decisão por intervenções médicas. 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Meryl S. LeBoff. et al. Supplemental Vitamin D and Incident Fractures in Midlife and Older Adults. The New England Journal of Medicine 2022; Julho, 2022. doi: 10.1056/NEJMoa2202106