Coronavírus

A suspensão temporária do metotrexato é útil na vacinação contra a covid-19?

Tempo de leitura: 3 min.

Com o grande avanço da vacinação contra a covid-19 na população geral, é importante compreendermos quais são os fatores relacionados a uma menor resposta vacinal em populações de risco, como aqueles que sofrem de doenças autoimunes sistêmicas. 

Recentemente, eu trouxe para o Portal PEBMED um artigo publicado pelo grupo da USP a respeito do uso da vacina Coronavac em pacientes com diversas doenças autoimunes.

Um novo estudo desse mesmo grupo foi recentemente publicado, agora com o objetivo de avaliar se a suspensão temporária por duas semanas do metotrexato após cada dose da vacina em pacientes com artrite reumatoide (AR) se associaria com uma melhora na imunogenicidade da vacina contra a covid-19. 

Metodologia

Trata-se de um estudo de intervenção, na qual um grupo manteria o uso de metotrexato (grupo controle), enquanto o outro suspenderia a medicação por duas semanas após cada dose de vacina (grupo intervenção), na proporção de 1:1. 

Foram incluídos pacientes ≥18 anos, com AR em baixa atividade de doença ou remissão (CDAI<10), com uso de prednisona ≤7,5 mg/dia, no momento da primeira dose da vacina. A dose do metotrexato deveria estar estável por 4 semanas e o uso concomitante de outros DMARDs foi permitido. Pacientes com sorologia positiva para covid-19 antes da vacinação foram excluídos das análises de imunogenicidades, mas mantidos nas análises de segurança. A vacina estudada foi a Coronavac.  

Os desfechos coprimários avaliados foram a taxa de soroconversão (positividade para IgG contra SARS-CoV-2 S1/S2) e a positividade para anticorpos neutralizantes (≥30%), avaliados no dia 69. Além disso, foram analisadas as taxas de reativação da AR após a suspensão da medicação. 

Resultados

Dos pacientes avaliados, 67 foram randomizados para o grupo intervenção e 71 para o grupo controle. 

Ao final do estudo, devido a exclusões que ocorreram por sorologia previamente positiva ou por reativação da doença após suspensão do MTX na primeira dose da vacina, 37 pacientes do grupo intervenção e 55 no grupo controle foram incluídos na análise de imunogenicidade. Na análise de segurança, foram incluídos 60 e 69 pacientes, respectivamente. 

No D69, a soroconversão foi maior no grupo que suspendeu o MTX por 2 semanas (78,4% vs. 54,5%, p=0,019), assim como o aumento nos títulos médios geométricos. Não houve diferença na positividade para anticorpos neutralizantes. Nesse mesmo momento, a taxa de reativação (CDAI>10) foi maior no grupo que suspendeu o metotrexato (p=0,024). 

Comentários 

A suspensão por duas semanas do MTX após as doses da Coronavac melhorou a soroconversão, no entanto às custas de uma maior taxa de reativação após a segunda dose da vacina.  

Esse dado é extremamente importante para otimizarmos as estratégias de vacinação dos pacientes com AR, uma vez que é necessário se discutir os riscos e benefícios com o paciente na tomada de decisão.

Referências bibliográficas:

  • Araujo CSR, Medeiros-Ribeiro AC, Saad CGS, et al. Two- week methotrexate discontinuation in patients with rheumatoid arthritis vaccinated with inactivated SARS- CoV- 2 vaccine:  a randomised clinical trial. Ann Rheum Dis. 2022;0:1–9. doi: 10.1136/annrheumdis-2021-221916. 
Compartilhar
Publicado por
Gustavo Balbi

Posts recentes

Estudo associa placenta lateral com parto pré-termo e cesariana

O risco de hipofluxo placentário parece ser mais frequente em casos de placenta lateral, podendo…

47 minutos atrás

WONCA 2022: veja a cobertura completa do congresso internacional de medicina de família

A conferência europeia da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA 2022) acontece em Londres…

1 hora atrás

Síndrome de Ramsay Hunt: o que preciso saber?

Em 1907, James Ramsay Hunt descreveu diversos casos médicos que hoje configuram a Síndrome de…

2 horas atrás

É possível a redução e suspensão dos anti-TNF em pacientes com espondiloartrites e artrite psoriásica?

O uso de anti-TNF está relacionado ao aumento no risco de infecções e reações, além…

3 horas atrás

WONCA 2022: 7 valores centrais sobre o que é exercer medicina de família

O segundo dia do WONCA 2022 teve um marco histórico para a construção da identidade…

4 horas atrás

WONCA 2022: Uso da inteligência artificial na APS pode solucionar o problema do acesso?

Foi apresentado no WONCA 2022 uma alternativa para o uso da inteligência artificial para a…

4 horas atrás