Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: leite materno vs sacarose 24% para alívio da dor em procedimentos em prematuros
Leite: vilão ou herói para a saúde?

AAP 2021: leite materno vs sacarose 24% para alívio da dor em procedimentos em prematuros

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A sacarose oral é comumente usada para o alívio da dor em neonatos durante procedimentos dolorosos. Até o momento, existem poucos dados sobre o efeito do leite materno (LM) no alívio da dor em recém-nascidos (RNs) prematuros.

Na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, pesquisadores do Children’s Hospital de Michigan apresentaram um estudo comparando leite materno com sacarose 24% em RNs prematuros, os métodos e  resultados são descritos abaixo. 

sacarose

Métodos

Estudo randomizado, simples-cego, de não inferioridade para testar a hipótese de que o leite materno não é inferior a sacarose 24% para o alívio da dor durante o procedimento de coleta de sangue por punção automática do calcanhar. Os neonatos nascidos entre 30 semanas e 36 semanas e 6 dias de idade gestacional foram incluídos no estudo nos primeiros 30 dias de nascimento. Após obter o consentimento dos pais, os bebês foram aleatoriamente designados para receber 0,5 ml de sacarose a 24% ou 2 ml de LM ordenhado por meio de seringa, dois minutos antes da punção do calcanhar. Dois investigadores independentes avaliaram a dor usando o sistema de pontuação do Premature Infant Pain Profile-Revised (PIPP-R) no início do procedimento, durante o procedimento, 30, 60, 90 e 120 segundos após a conclusão do procedimento.

O resultado primário deste estudo foi comparar as pontuações do PIPP-R durante o procedimento entre os dois grupos. Os desfechos secundários do estudo incluíram a comparação dos escores de dor em 30, 60, 90 e 120 segundos após o procedimento.

Resultados

Coorte (n = 88) teve uma idade gestacional média (DP) de 33 (1,6) semanas, peso ao nascer de 1909 (530) gramas; 50 (57%) eram do sexo masculino e 64 (73%) eram afro-americanos. As pontuações do PIPP-R durante o procedimento variaram de 5-12 nos dois grupos com uma pontuação média de 8,3 (1,3). Os escores do PIPP-R em 30 e 60 segundos após o procedimento variaram de 0-6 e 0-5 com uma média de 4,14 (0,98) e 1,27 (1,88) em 30 e 60 segundos, respectivamente. Todos os bebês atingiram sua linha de base 90 segundos após o procedimento. A margem de inferioridade definida de 2 para a diferença entre os grupos não foi cruzada. A estimativa de regressão no nível 75% para pontuações PIPP-R em 60 segundos após o procedimento foram significativamente maiores no grupo sacarose em comparação com o grupo do leite materno. A interação grupo-tempo na regressão linear de efeitos mistos foi estatisticamente significativa 60 segundos após o procedimento, sugerindo um declínio mais rápido nos escores PIPP-R no grupo de leite materno em comparação com a sacarose. 

(o gráfico abaixo apresentado nesse estudo compara os dois grupos) 

Conclusão

O leite materno não é inferior à sacarose a 24% no fornecimento de analgesia durante a punção do calcanhar em recém-nascidos prematuros e pode ser uma alternativa mais segura à sacarose.

Autora

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar