Abertas consultas públicas para receber sugestões sobre protocolos de obesidade e transplante renal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde abriu consultas públicas com o objetivo de receber contribuições para o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em adultos, além de realizar alterações no protocolo de transplante renal.

Representantes da sociedade civil e profissionais de saúde podem contribuir através de produções científicas ou relatos de experiências até o dia 10 de agosto. As contribuições podem ser enviadas por uma página específica para cada consulta, elaborada pela pasta.

médico anotando sobre protocolo de obesidade e transplante de rim

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Sobrepeso e Obesidade

A consulta pública nº 25, que trata das contribuições para o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em adultos, traz informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da condição de sobrepeso e obesidade, incluindo ainda orientações relacionadas ao monitoramento e indicações para gestores.

De acordo com o Ministério da Saúde, o material foi elaborado para subsidiar profissionais, gestores e usuários para a importância de práticas de cuidado multiprofissionais como instrumento para prevenção e controle da obesidade e do sobrepeso no país.

A obesidade é uma das enfermidades que mais tem crescido em todos os países nos últimos anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices de obesidade e sobrepeso quase triplicaram desde 1975. Em todo o mundo, existem, no mínimo, 650 milhões de obesos.

Leia também: Quais doenças endócrinas podem estar associadas à obesidade?

No país, de acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, uma em cada cinco pessoas é obesa e mais da metade da população das capitais está com excesso de peso.

Transplante renal

Já a consulta pública nº 28 traz uma avaliação do relatório de recomendação de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Imunossupressão do Transplante Renal, disponibilizado na íntegra no site da pesquisa.

Desenvolvidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, as propostas abordam práticas como diagnóstico do tratamento da rejeição de órgãos transplantados, assim como aplicação de medicamentos e critérios de monitoramento. Segundo a pasta, foram alterados aspectos relativos a temas como combinações de medicamentos.

Após a finalização da consulta pública, as contribuições serão avaliadas para a aprovação do novo protocolo.

O transplante é realizado em pacientes com problemas renais em estágio terminal. De acordo com o Ministério da Saúde, o país apresenta um dos maiores números de procedimentos desse tipo por ano: 6 mil operações, em média.

Veja mais: Transplante renal: critérios, indicações e o panorama brasileiro

Entre os anos de 1964 e 2018 foram realizados 107.836 transplantes renais, com crescimento anual na quantidade de pessoas beneficiadas com essa técnica, sendo a maior parte realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Consultas públicas em andamento

Há ainda outras consultas públicas em andamento abertas pelo Ministério da Saúde, como a avaliação da ampliação de tratamento para esclerose múltipla, sobre a incorporação do medicamento Emicizumabe para pacientes com hemofilia A, contribuições sobre o diagnóstico e tratamento para Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1 (AME), entre outros.

Para participar, basta acessar o link aqui.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar