Abertas consultas públicas para receber sugestões sobre protocolos de obesidade e transplante renal

O Ministério da Saúde abriu consultas públicas com o objetivo de receber contribuições para o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas de Obesidade.

O Ministério da Saúde abriu consultas públicas com o objetivo de receber contribuições para o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em adultos, além de realizar alterações no protocolo de transplante renal.

Representantes da sociedade civil e profissionais de saúde podem contribuir através de produções científicas ou relatos de experiências até o dia 10 de agosto. As contribuições podem ser enviadas por uma página específica para cada consulta, elaborada pela pasta.

médico anotando sobre protocolo de obesidade e transplante de rim

Sobrepeso e Obesidade

A consulta pública nº 25, que trata das contribuições para o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em adultos, traz informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da condição de sobrepeso e obesidade, incluindo ainda orientações relacionadas ao monitoramento e indicações para gestores.

De acordo com o Ministério da Saúde, o material foi elaborado para subsidiar profissionais, gestores e usuários para a importância de práticas de cuidado multiprofissionais como instrumento para prevenção e controle da obesidade e do sobrepeso no país.

A obesidade é uma das enfermidades que mais tem crescido em todos os países nos últimos anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices de obesidade e sobrepeso quase triplicaram desde 1975. Em todo o mundo, existem, no mínimo, 650 milhões de obesos.

Leia também: Quais doenças endócrinas podem estar associadas à obesidade?

No país, de acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, uma em cada cinco pessoas é obesa e mais da metade da população das capitais está com excesso de peso.

Transplante renal

Já a consulta pública nº 28 traz uma avaliação do relatório de recomendação de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Imunossupressão do Transplante Renal, disponibilizado na íntegra no site da pesquisa.

Desenvolvidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, as propostas abordam práticas como diagnóstico do tratamento da rejeição de órgãos transplantados, assim como aplicação de medicamentos e critérios de monitoramento. Segundo a pasta, foram alterados aspectos relativos a temas como combinações de medicamentos.

Após a finalização da consulta pública, as contribuições serão avaliadas para a aprovação do novo protocolo.

O transplante é realizado em pacientes com problemas renais em estágio terminal. De acordo com o Ministério da Saúde, o país apresenta um dos maiores números de procedimentos desse tipo por ano: 6 mil operações, em média.

Veja mais: Transplante renal: critérios, indicações e o panorama brasileiro

Entre os anos de 1964 e 2018 foram realizados 107.836 transplantes renais, com crescimento anual na quantidade de pessoas beneficiadas com essa técnica, sendo a maior parte realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Consultas públicas em andamento

Há ainda outras consultas públicas em andamento abertas pelo Ministério da Saúde, como a avaliação da ampliação de tratamento para esclerose múltipla, sobre a incorporação do medicamento Emicizumabe para pacientes com hemofilia A, contribuições sobre o diagnóstico e tratamento para Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1 (AME), entre outros.

Para participar, basta acessar o link aqui.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.