Leia mais:
Leia mais:
O tacrolimus é efetivo na conjuntivite alérgica?
Conjuntivite e uveíte: diferenças e atenção [podcast]
Achados oftalmológicos na Covid-19 [podcast]
Check-up Semanal: D-dímero na Covid-19, anestésico tópico em vias aéreas e mais! [podcast]
Corticoide tópico: Pode ser usado no tratamento de conjuntivite aguda?

Abordagem dos olhos vermelhos pelo generalista: como diferenciar os casos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A abordagem dos olhos vermelhos pelo generalista é sempre um tema de dúvida. Geralmente, surge sem história de traumas e em pacientes previamente hígidos. Seja na emergência ou nas unidades básicas de saúde, é importante que o profissional esteja capacitado a identificar as causas mais comuns e que podem ser abordadas pelo não especialista.

Dois exames clínicos e fáceis podem ajudar a traçar a gravidade do quadro. O primeiro deles é o teste de Snellen. Facilmente encontrada na Internet, uma folha com o teste de Snellen pode ser impressa em A4 e colocada distante do paciente (hoje já existem testes adaptados para serem usados a 3 metros do paciente, tamanho de boa parte dos consultórios), que tentará enxergar as letras ou desenhos projetados. O teste permite que seja avaliada a acuidade visual do paciente. O segundo deles é o reflexo pupilar. Com a projeção de luz de uma lanterna no olho do paciente, devemos verificar se ocorre resposta normal ou não.

Caso haja perda visual e/ou alteração de reflexo, o paciente deve ser encaminhado ao especialista, pois pode ser um quadro de glaucoma agudo (que tende a midríase) ou iridociclite (que tende a miose), além de outras condições menos comuns.

É recomendado prescrever antibióticos na abordagem inicial de pacientes com conjuntivite aguda?

Caso o paciente não tenha sinais de alarme (hipópio, hifema, dor ocular profunda, diminuição da visão, alteração do reflexo pupilar, trauma), em um paciente previamente hígido e com história epidemiológica positiva para conjuntivite, o diagnóstico pode ser fechado.

As conjuntivites mais comuns são as virais, responsáveis pelo surto nas duas maiores cidades brasileiras. Conjuntivites virais tendem a apresentar secreção clara e em pouca quantidade, sendo o tratamento de suporte, com afastamento das funções laborais por, pelo menos, sete dias, lavagem com soro e compressas geladas.

Já as bacterianas apresentam geralmente secreção abundante e esbranquiçada e essas sim podem ter algum beneficio do uso de antibióticos tópicos como cloranfenicol, neomicina, gentamicina ou ciprofloxacino. Quando o prurido é intenso e a secreção em quantidade muito pequena, considerar conjuntivite alérgica, que é comum em pacientes atópicos e recorrente.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

Autora:

Referências:

  • Medicina Ambulatorial – Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências; Bruce B Duncan, 4ª edição.
  • Informe para profissionais de Saúde – Conjuntivites – Prefeitura de São Paulo
  • O Olho Vermelho – Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, baseada nas diretrizes holandesas de 2006.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Carlos Oliveira Filho

    Lembrar que, na suspeita de glaucoma agudo, é imperioso que se encaminhe esse paciente para a urgência oftalmológica o mais rápido possível, para que haja um tratamento rápido, evitando a perda de visão desse paciente e não somente encaminhá-lo ao especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar