ACOG 2023: Dispositivo indutor de vácuo no tratamento da hemorragia pós-parto

Dois estudos avaliaram o uso do JADA System® no controle do sangramento e hemorragia pós-parto. Trata-se de um dispositivo intrauterino.

No primeiro dia do Annual Clinical & Scientific Meeting 2023, o encontro científico anual do American College of Obstetricians and Gynnecologysts (ACOG 2023), foi apresentado os resultados de dois estudos clínicos PEARLE, publicado em 2020, e RUBY, ainda em análise e com resultados parciais.

Leia mais: Confira os destaques do congresso ACOG 2023

Ambos os estudos são sobre o uso do JADA System® no controle do sangramento e hemorragia pós-parto. Trata-se de um dispositivo intrauterino de 41 cm, feito de silicone que provoca um vácuo na cavidade uterina, promovendo uma contração fixa do útero e, consequentemente, miotamponagem.

O dispositivo foi liberado pelo U.S. Food and Drug Admnistration (FDA) em 2021 para uso em serviços hospitalares no tratamento da hemorragia pós-parto (HPP), sendo seu uso indicado após a falha do tratamento clínico com massagem uterina e uterotônicos.

Estudo PEARLE

Trata-se de um ensaio clínico, prospectivo e multicêntrico, desenvolvido em 12 centros nos Estados Unidos. O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade e segurança de um dispositivo intrauterino, que age ao induzir um vácuo, no tratamento da HPP.

O desfecho primário da efetividade foi a proporção de pacientes em que o dispositivo controlou a perda sanguínea, sem necessidade de progressão na escala de tratamento da HPP. O desfecho primário da segurança foi a incidência e severidade dos efeitos adversos.

Foram recrutadas 107 participantes com sangramento anormal pós-parto e 106 delas receberam tratamento com o dispositivo em estudo. A taxa de efetividade observada foi de 94% (100/106, IC95% 88-98%). Nessas 100 pacientes, o sangramento foi controlado em média após 3 minutos após conectado o vácuo. Foram relatados 8 efeitos adverso, mas nenhum classificado como grave e 98% dos investigadores relataram que o uso do dispositivo é fácil e recomendado.

Estudo RUBY

Trata-se de um estudo observacional, multicêntrico, realizado após a liberação no mercado do JADA System®, com objetivo de também avaliar a efetividade e segurança do dispositivo, agora em uso no “mundo real”.

Foram recrutadas 809 pacientes, maioria delas após parto normal, com o objetivo primário de avaliar a proporção de pacientes tratadas com sucesso de HPP por atonia uterina.

Resultados preliminares desse estudo indicam uma taxa de efetividade de 92,5% (490/530) nos casos de HPP pós-parto vaginal e 83,7% (226/270) pós-parto cesárea. O dispositivo foi removido após 1 hora do controle do sangramento, o que aconteceu em média 3,1 horas após sua inserção no grupo parto vaginal e após 4,6 horas no grupo pós-parto cesárea. Foram relatados 1,1% de efeitos adversos possivelmente relacionados ao dispositivo, sendo 3 considerados sérios (choque hipovolêmico e endometrite). Esses resultados ainda não foram publicados.

Conclusões

A hemorragia pós-parto é morbidade importante no mundo todo e responsável por grande parcela da mortalidade materna. O dispositivo JADA System® pode ser usado no tratamento dessa morbidade, com taxa de eficácia maior que 90% e sem grandes efeitos adversos.

 

Fonte: Obstetrics & Gynecology

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • D’Alton, Mary E. MD; Rood, Kara M. MD; Smid, Marcela C. MD; Simhan, Hyagriv N. MD, MS; Skupski, Daniel W. MD; Subramaniam, Akila MD; Gibson, Kelly S. MD; Rosen, Todd MD; Clark, Shannon M. MD; Dudley, Donald MD; Iqbal, Sara N. MD; Paglia, Michael J. MD, PhD; Duzyj, Christina M. MD, MPH; Chien, Edward K. MD; Gibbins, Karen J. MD; Wine, Kathryn D. MPH; Bentum, Nana Ama A. MD; Kominiarek, Michelle A. MD; Tuuli, Methodius G. MD; Goffman, Dena MD. Intrauterine Vacuum-Induced Hemorrhage-Control Device for Rapid Treatment of Postpartum Hemorrhage. Obstetrics & Gynecology 136(5):p 882-891, November 2020. | DOI: 10.1097/AOG.0000000000004138
  • clinicaltrials.gov/ct2/show/study/NCT04995887
  • D’Alton, Mary E. MD et al. Intrauterine Vacuum-Induced Hemorrhage-Control Device for Rapid Treatment of Postpartum Hemorrhage. Obstetrics & Gynecology 136(5):p 882-891, November 2020.