ACP atualiza sua posição em relação à eutanásia

Em artigo publicado essa semana no Annals of Internal Medicine, o American College of Physicians (ACP), atualizou sua posição em relação a eutanásia.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em artigo publicado essa semana no Annals of Internal Medicine, o American College of Physicians (ACP) atualizou sua posição em relação à eutanásia. A entidade, mais uma vez, se posicionou contra a legalização do suicídio assistido pelo médico e recomendou que os profissionais foquem em melhorar os cuidados de fim de vida.

No texto, o ACP destaca que a questão é “problemática, dada a natureza do relacionamento médico-paciente” e “afeta a confiança no relacionamento e na profissão, alterando fundamentalmente o papel da profissão médica na sociedade”.

O Colégio recomenda que os médicos se concentrem em melhorar os cuidados de fim de vida. Para esse fim, o ACP recomenda 12 passos para quando o paciente solicitar suicídio assistido pelo médico:

1. Esteja presente, ouvindo o paciente e mantendo o diálogo aberto, explorando os motivos do pedido, tentando entender o seu significado e buscando soluções alternativas sempre que possível.

2. Afirme que vai cuidar e não abandonar o paciente, acompanhando e aconselhando-o através da jornada de cuidados de fim de vida.

3. Discuta os objetivos do paciente e a natureza dos cuidados paliativos, explicando a abordagem e orientando sobre a doenças.

4. Facilite o planejamento do cuidado antecipado e uma compreensão da tomada de decisão substitutiva, conforme desejado pelo paciente.

5. Certifique-se de que o paciente esteja totalmente informado sobre o direito de recusar tratamentos e o que isso implica.

6. Interrompa ou não inicie medicamentos e intervenções que interferem com os valores, metas e preferências do paciente.

Veja também: ‘Prolongar a vida ou cuidados paliativos: pesquisa mostra o que o brasileiro prefere’

7. Avalie e trate a dor do paciente e outros sintomas físicos e psicológicos.

8. Avalie e otimize a função do paciente.

9. Coordene, conforme desejado pelo paciente, os esforços de outros membros da equipe de cuidados de saúde e use recursos da comunidade para enfrentar os encargos financeiros, emocionais e espirituais sobre o paciente e a família.

10. Prepare o paciente e a família para o que eles podem esperar à medida que a doença avança, garantindo que o eles tenham informado as expectativas, incluindo, por exemplo, a compreensão de que a doença avançada geralmente implica perda natural de apetite e sede.

11. Avalie regularmente o estado do paciente e a capacidade de tomada de decisão.

12. Organize cuidados paliativos em casa se essa for a preferência do paciente, sabendo que os conhecimentos de cuidados paliativos devem ser usados ​​o mais cedo possível.

Leia o posicionamento completo do ACP nesse link.

E mais: ‘Atualizações sobre Eutanásia e suicídio assistido no Brasil e no mundo’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Sulmasy LS, Mueller PS, for the Ethics, Professionalism and Human Rights Committee of the American College of Physicians. Ethics and the Legalization of Physician-Assisted Suicide: An American College of Physicians Position Paper. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 19 September 2017] doi: 10.7326/M17-0938
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades